Caso da goodyear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Perguntas do Estudo do Caso da Webvan

1. Descreva o modelo de negocio da webvan e analise-o usando os modelos de cadeia de valor e de forças competitivas.Quais são as premissas que orientamesse modelo de negocios?
A Webvan criou um modelo de negocio novo e ambicioso. Um sistema logístico muito eficiente em termos de estoque e entregas. Cadeia devalor destaca as atividades especificas da empresa nas quais ela pode obter vantagem competitiva do mercado que possam ser melhor aplicadas. Tornar um distribuidor de baixo custo, diferenciar o tipo deentrega, mudar a concorrência, focar nos mercado, gerenciamento da cadeia de suprimentos, redes de valor. A força competitiva é conhecida pelo modelo de Porter que tem as ameaças e oportunidades. Aoportunidade perdida pela Webvan foi desenvolver uma rede de valor com seus fornecedores. As premissas são a margem de lucro pequenas, necessidade de rápida entrega e gerenciamento da cadeia desuprimentos.

2. Descreva o papel da tecnologia no modelo da Wevan. Que problema da empresa a tecnologia de computadores poderia resolver e quais não poderia ? Justifique sua resposta.

|
O papeldesempenhado foi um modelo de negócio no qual o sistema logístico era inovador e eficiente, rápida e fácil integração com o cliente, controle eficiente, rápido e seguro de estoques. O problema que poderiaser resolvido seria obter vantagem competitiva e o que dificilmente seria resolvido seria a criação de uma rede de valor com seus fornecedores, dado a sua inovação completa desse sistema e suaincapacidade de forçá-los a se integrarem nesse novo sistema.
3. Critique a estrágeia da Webvan e apresente seus pontos de vista quanto á viabilidade ou não dessa estratégia. Justifique sua resposta.Desenvolveram um modelo de negócios muito ambicioso de maneira muito rápida sem levar em consideração o ambiente externo no qual iriam se inserir. Não fizeram uma análise da viabilidade desse novo modelo...
tracking img