Caso da empresa hp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Ceuma
Thainá da Silva dos Santos Pereira.
Disciplina: Gestão de Pessoas

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA HP

A Hewlett-Packard (HP) é uma empresa com uma profunda ênfase e dedicação aosassuntos de RH. Em 1990, Pertenson, o executivo de RH tornou-se vice-presidente da companhia. Peterson foi responsável por mudanças que redefiniram os processos de RH distribuíram a responsabilidadeda gestão de pessoas aos gerentes de linha.
Pediu à equipe de pessoal de âmbito mundial que criasse um “ambiente adequado” capaz de proporcionar aumento de valor para a empresa, oferta de serviços demelhor qualidade para os funcionários e utilização mais eficiente dos recursos humanos. Os membros das equipes ao redor do mundo deveriam ser os parceiros empresariais e tornar suas unidades maiscompetitivas. Para transformar essa visão em ação, os profissionais de RH receberam quatro metas específicas: 1. Avaliar, facilitar e melhorar a qualidade de gestão e do trabalho. 2. Contribuir para aestratégia empresarial. 3. Acelerar o aprendizado individual e organizacional na HP. 4. Gerir os processos associados a pessoal. Com tais metas em mente, as equipes se dedicaram a 4 papéis diferentes,como na figura 2.20.
As definições dos quatro papéis de RH deram aos especialistas de RH um claro sentido do propósito e uma definição do valor a acrescentar à empresa. Pelo seu sucesso, a função deRH da HP recebeu o prêmio Optimus do Personnel Journal em função de sua avaliação nos 7 critérios:
1. Vantagem competitiva: os funcionários da HP em âmbito mundial oferecem retroação às metas traçadaspelos gerentes. O papel do RH parte da necessidade do cliente (a organização toda, os funcionários ou gerentes).
2. Impacto financeiro: o DRH economiza US$ 35 milhões por ano devido, pois aproporção de funcionário do RH em relação ao número de funcionários foi reduzida de 1/53 para 1/80, com a mesma qualidade.
3. Perspectiva global: o pessoal de RH está conectado em escala mundial.
4....
tracking img