Caso concreto4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação prática e teórica

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou ?ter um pé nacozinha?, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, conseqüentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, orenomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno surpreendeu com a frase: Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância.

Interprete as declaraçõesacima com base nas discussões acerca da atualidade do ?mito das três raças?
Bom, o candidato FHC, usou de todos os artifícios para tentar alcançar o maior numero de eleitores, Tentando se colocar dentrode uma classe a qual ele não pertence, para convencer as pessoas de classe social baixa e sem muito conhecimento de que ele fazia parte daquele mundo. Isso é muito comum, os políticos em época deeleição usam todas as mentiras pra enganar o povo, na intenção de se eleger, e depois que isso acontece, ele deixa de fazer parte daquela classe que ele se inclui, e não lembra de nada que tenha sidodito ou prometido.

Concordo com o Jogador Ronaldo, quando ele fala que todos os negros sofrem com o preconceito, inclusive deles mesmos. Não acho que ele seja branco e acredito que ele já esta sendopreconceituoso, quando fala uma frase dessas.

O Brasil é o país da mistura, não temos uma diferenciação de cor, somos de todas as cores e raças, e não aceitar a nossa realidade já é um modo depreconceito.

Questão de múltipla escolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1.(X) SergioBuarque de Holanda e Gilberto Freyre.
2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda.
3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.
4. Gilberto Freyre e Gobineau.
5. Gobineau e Darcy Ribeiro.
Resposta...
tracking img