Caso concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento (1500-1600) teve seu berço na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. Foi um movimento cultural e, simultaneamente, um período da história européiaconsiderado como o elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval, dando início à Idade Moderna. Após a tomada de Constantinopla pelos turcos, filósofos e artistas gregos refugiaram-se naItália, despertando nos italianos o gosto pela arte da antiguidade clássica. Tanto na Filosofia, como nas Artes e nas Ciências, este período foi constituído de uma ampla gama de transformações culturais,sociais, econômicas, políticas e religiosas na transição do Feudalismo para o Capitalismo.
Surgem novas classes sociais: a burguesia urbana e industrial, dinâmica e revolucionária; e o proletariadoassalariado. O homem sente-se estimulado em dominar a natureza, em conhecê-la para ampliar o seu domínio através da química, da física, da mecânica, na busca pela exatidão. Famílias poderosas, como osMedici na Itália, os Fugger e os Welser na Alemanha, com suas grandes fortunas financiam guerras, emprestam aos papas e aos reis. Com a invenção da imprensa os livros surgem aos milhares, dandosuporte cultural. É época das navegações, das explorações e do conhecimento da Terra para a conquista de novos horizontes. O desejo de viver intensamente é marcado pela afirmação completa do individuo parao saber universal. O homem renascentista é ensejado a dominar a natureza e adquire uma mentalidade científica e racionalista. A burguesia, ansiosa por luxo, desenvolve a indústria artística. O artistanão trabalha mais só para a igreja, pois agora possui novos mecenas. Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo. A escultura e a pintura desvinculam-se da arquitetura e tornam-se manifestaçõesindependentes.
A arte greco-romana não foi copiada, mas serviu de inspiração para a criação das teorias artísticas renascentistas. Buscou-se nas suas obras a idealização do realismo e da simetria na...
tracking img