Caso concreto 7 - penal i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula 07: Do Fato Típico. Do Tipo Doloso. Do Tipo Culposo.


1)Leia o caso abaixo e responda à questão relacionada. Desenvolva sua Fundamentação com base na leitura indicada no seu planode aula e por seu professor.

Tragédia.
"Acidente deixa gravemente ferido deputado Fernando Carli Filho. Violenta colisão na madrugada matou dois jovens no bairro Mossunguê".
 Fonte: Redação BemParaná, disponível em http://www.bemparana.com.br, última atualização em 07/05/09 às 12:43  

"Concluído pela polícia paranaense o inquérito que investigava o acidente provocado pelo ex-deputadoFernando Ribas Carli Filho. Ele estava embriagado e dirigia seu carro a 167 quilômetros por hora, quando, em 07 de maio, colidiu com outro veículo e matou duas pessoas. Carli Filho foi indiciado por duplohomicídio com dolo eventual".
Fonte: Revista Veja, Ed. Abril, edição 2126-ano 42-n.33, 19 de agosto de 2009 - pp. 52 e 53.


Diante do caso apresentado por dois veículos de comunicação e, com basenos estudos realizados sobre os tipos penais responda ao que se pede e desenvolva sua argumentação com base na leitura de seu material didático.:
a)Consoante a classificação dos tipos penais emdolosos  e culposos, diferencie dolo eventual e culpa consciente.

Resposta: Podemos dizer que a diferenciação existente, entre dolo eventual e culpa consciente, esta na “intenção do autor”, quanto asua indiferença em assumir o risco e a sua certeza de que o resultado danoso não se dará. Isto é, no dolo eventual, o agente assume o risco de praticar a conduta dolosa, sem se preocupar com oresultado; já na culpa consciente, o agente prevê, mas tem a convicção (a certeza absoluta) de que o resultado danoso não se dará.

b) Diante dos dados constantes no inquérito policial e no respectivoindiciamento, aplicar-se-á, caso, a Lei n.9503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro) ou o Código Penal?

Resposta: Devemos reconhecer que a lei 9.503/97 versa apenas sobre dois crimes na modalidade...
tracking img