Caso concreto 4 - sociol. jur e jud.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1 Voto Distrital divide opiniões na Assembleia de MS. 21/09/2011 13:06.
Dirceu Martins. Pronunciamento do deputado Junior Mochi (PMDB), nesta quarta-feira(21), em defesa do Voto Distrital, em especial no sistema Misto, citando artigo da última edição da revista Veja que acompanhou manifestação em São Paulo (SP), demonstrou que as opiniões sobre mudançasno sistema eleitoral brasileiro estão divididas. Mochi mostrou-se favorável à adoção do sistema e conclamou a todos a acessarem o site www.euvotodistrital.com.br para assinarem proposta favoráveldisponibilizada no site. Lembrou que no atual sistema eleitoral, poucos meses após o pleito os eleitores não conseguem recordar seu voto. Também considera que, desta forma, o eleitorado terá maiorproximidade com o seu representante e a este caberá trabalhar de forma mais consistente pela sua região.( http://www.midiamax.com/noticias/769682-voto+distrital+divide+opinioes+assembleia+ms.html) Comoverificamos na notícia acima, o Voto Distrital é um tema muito discutido em nossa sociedade. Tomando o texto como referência responda as questões abaixo.

A) O que seria o Voto Distrital Misto?Resposta: A combinação de voto distrital com proporcional; parte dos deputados seriam eleitos em distritos uninominais, e parte deles seriam eleitos em votos proporcionais (provavelmente em listas fechadasmas também possível e, lista aberta).

B) Quais são as modalidades do voto distrital? Explique cada uma delas.
Resposta:
Voto Distrital Uninominal, cada estado é dividido em uma certa quantidadede distritos. Cada distrito elege através do voto majoritário o seu representante, apenas a maioria de cada distrito será representada.
Voto Distrital Plurinominal, cada distrito possui uma certaquantidade de vagas. Estas vagas são preenchidas pelos mais votados.


C) Apresente críticas ao modelo plurinominal fechado.
Resposta:
Plurinominal é aquele em que cada circunscrição elege...
tracking img