Caso concreto 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode serconsiderada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:

(a) só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural daépoca contemporânea;
(b) são incapazes de se contrapor à influência da televisão;
(d) são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;
(d) são tão independentes einteligentes quanto às de 40 anos atrás; (X)
(e) se desenvolvem sob influências mais negativas que as de antigamente.
(ENADE 2000)
2. O ser humano está constantemente em movimento e a todo o momentosurgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:
(a) atitudes planejadas;
(b) linguagens conscientes;
(c) atitudes culturais;
(d) emoções, às vezesinconscientes; (X)
(e) movimentos lineares.
(ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICÓLOGO-TRF/2003)
3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisadorinteressado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas comidade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesseestudo.(ENADE 2002)
R: Busca de novos valores. A grande maioria apresenta um comportamento neurótico, esquecendo quem é (identidade vs confusão de papel ), passando a viver o personagem do programa.

4. ParaBergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este...
tracking img