Caso concreto 14 historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o propósito de contribuir com o aprimoramento do aluno, preparamos as questões que seguem abaixo, que, certamente, auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 13
Leia areportagem abaixo, que está diretamente vinculada à questão da qual  trataremos na semana 12, veiculada no site  http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/09/11/ult1859u1437.jhtm  e  respondaas questões que seguem.
 
11/09/2009 - 15h39
Brasil aparece com 13 setores da economia em lista de trabalho infantil e forçado do governo dos EUA
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizado às 18h38O Brasil aparece com 13 setores da economia em que há trabalho forçado e/ou infantil em um relatório do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgado na quinta-feira (10). O documento lista122 produtos de 58 países cuja produção é realizada por meio de trabalho infantil, trabalho forçado ou ambos. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que "não reconhece a legitimidade" dorelatório. Segundo o documento, no Brasil, há trabalho infantil na produção de tijolos, cerâmica, algodão, calçados, mandioca, abacaxi, arroz, sisal e tabaco. Nos setores de gado e carvão além dehaver trabalho infantil, ele é forçado. Já nos setores de cana-de-açúcar e madeira, os americanos detectaram a presença de trabalho forçado de mão-de-obra adulta. (...)
•   Pode-se dizer que a ausênciade regra legal é responsável pela existência de trabalho infantil no Brasil?
RESPOSTA: SIM, pois, sem a intervenção dos estados e as criticas a esses atos, ainda existe trabalho infantil no Brasil apesar do apoio as famílias pelo o Governo.
•   A legislação brasileira apóia o trabalho infantil como forma de combate à pobreza, já que as crianças podem ajudar os  responsáveis no orçamentofamiliar?


Resposta: Não, Além disso, o documento afirma que o Brasil faz inspeções freqüentes e em 2008 libertou 5.017 pessoas que trabalhavam em situação análoga à escravidão. Cita ainda a "Lista...
tracking img