Caso concreto 1 ied

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO CONCRETO 1
R) Juízo de fato é uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva.
O juízo de valor, aocontrário é subjetivo, pois os valores são pessoais. Sua formulação tem com finalidade não da informação, as sim da persuasão.
A ciência do direito, então, na busca pelo conhecimento puro eobjetivo, deve afastar do seu estudo o juízo de valor, pois esses são subjetivos e pessoais.

Caso Concreto 2
Agora insira o número que corresponde ao significado da palavra direito em cadaafirmativa: (3 ) “direito” significa o que é devido por justiça.(1 ) “direito” significa a norma, a lei, a regra social obrigatória. (2 ) “direito” significa a faculdade, o poder,a prerrogativa que o Estado tem de criar leis. (4 ) “direito” significa ciência, ou, mais exatamente, a ciência do direito.(5 ) direto” é considerado como fenômeno da vida coletiva. Ao lado dos fatos econômicos, artísticos, culturais, esportivos etc., também o direito é umfato social. OBS: O professor pode aproveitar para apresentar também exemplos construídos a partir de sua realidade local.

QUESTÃO OBJETIVA (Auditor Receita Federal-2002)(A) (X ) Para Miguel Reale o mundo ético é o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde não há deveres a cumprir,mas previsões que têm de ser confirmadas para continuarem sendo válidas. ( B ) A norma ética estrutura-se como um juízo de fato,...
tracking img