Caso concreto 09

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso 1 - O imperativo categórico
Para ex-dirigente da Comissão de Ética, legislação precisa mudar

É possível localizar um eventual confronto entre moralidade e legalidade na reportagem em que oembaixador Marcílio Marques Moreira, presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, afirmou que
episódios como o da licença obtida por ex-secretário-executivo da presidência doBNDES para ir trabalhar na empresa Vale mostram que há uma "omissão da legislação" que precisa ser revista. Na oportunidade o ex-secretário-executivo foi acusado por colega de banco, em correspondênciainterna da
instituição, de quebra de ética ao se transferir para uma diretoria da Vale menos de uma semana depois do BNDES liberar uma linha de crédito de R$ 7,3 bi para a mineradora. (...) MarcílioMarques Moreira alerta que o artigo 16 do decreto nº 6.029 abre uma janela para que as comissões de ética das empresas estatais atuem nesses casos Segundo este artigo, as comissões "não poderãoescusar-se de proferir decisão sobre matéria de sua competência alegando omissão do Código de Conduta da Alta Administração Federal, do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do PoderExecutivo Federal ou do Código de Ética do órgão ou entidade, que, se existente, será suprida pela analogia e invocação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência"(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1004200816.htm)

Com base na leitura da manchete acima, responda:
1. Kant distinguiu moralidade e legalidade, bem como imperativo categórico eimperativo hipotético. Nesse sentido, explique, segundo Kant, o que significa cada um desses conceitos e como se relacionam.
Resposta: Imperativo categórico: age de tal modo que a máxima da tua vontadepossa valer como na lei universal. É um critério de moralidade. Ele pensa de um lado e do outro.
Imperativo hipotético: trabalha com a ideia de legalidade. Visa o bem maior, no bem de todos.
Um...
tracking img