Caso clínco de problema de apdz

377 palavras 2 páginas
Introdução

Quando se pensa em Psicopedagogia logo nos vem à mente a questão da aprendizagem.
Mas de que forma esta teoria pode ajudar o individuo no seu desenvolvimento em sua construção. Percebe-se que neste percurso existem vários obstáculos que prejudicam o individuo em sua vida afetiva, social e cognitiva.
Pensando em afetividade podemos nos remeter ao âmbito família, que é o primeiro contato com o mundo, onde são transmitidos e introjetados conteúdos que irão nos acompanhar durante nossa vida.
Na questão cognitiva pensamos no âmbito escolar que será responsável por transmitir conteúdos educacionais, os quais são assimilados e acomodados, fazendo com que cada indivíduo consiga introjetar conteúdos cada vez mais complexos através de sua compreensão.
Porém somente a Psicopedagogia voltada a questões da aprendizagem não dá conta de entender este processo, por isso se faz necessário recorrer a outras teorias que permita entender quais são as influencias que podem comprometer uma evolução satisfatória. Dentro deste contexto a Psicanálise uma ciência que se encarrega da dinâmica psíquica, do inconsciente irá ajudar a compreender os sintomas relacionados aos problemas de aprendizagem.
Como as influências da família, da escola e da sociedade contribuem neste processo.
Dentre tantas contribuições da Psicanálise iremos nos remeter a teoria freudiana, utilizando alguns conceitos aprendidos durante o curso de Psicopedagogia na disciplina de Psicanalise. Uma forma de para ampliar nossos conhecimentos e tentar buscar explicações mais adequadas de como é a dinâmica e o funcionamento da personalidade, levando em consideração a subjetividade de cada individuo. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma criança que apresenta dificuldades na área afetiva, cognitiva e social.
Antes de mais nada, este trabalho visa demonstrar como a dinâmica familiar é tão importante para um indivíduo quanto sua formação, ambos os casos estão bem explícitos no caso de W.

Relacionados