Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

DOUGLAS MACIEL NAVEGA
201001114108
Turma: 9013

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

RIO DE JANEIRO
13/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A CBC é uma Companhia de Confecções que atua no ramo industrial e realiza produções em série. É uma empresa sólida e umas das maiores do ramo, distribuindo seus produtos para todo território nacional. Oferece vestimentas dequalidade aos lojistas e consumidores adultos, são clientes específicos que exigem a etiqueta da Companhia, alem de estar presente em um mercado competitivo, porém se destaca no meio devido a grande reputação junto à fornecedores e estabelecimentos de crédito, possuindo grande receptividade.
Empresa de pequeno porte, que em poucos anos tornou-se a maior no segmento de confecção do país,através de um sistema inovador de gerenciamento, abrangendo um mercado fiel que consumia toda a sua produção, aumentando a lucratividade e o desempenho no contexto nacional.
A empresa possui uma administração que trabalha em equipe e em plena harmonia. Os colaboradores são satisfeitos. Possui apenas um dirigente que lidera e toma as decisões, o qual todos executam as ordem sem contestar, assima empresa pretende alcançar a ascensão e exclusividade plena no ramo.
A missão da CBC é trabalhar com moda, produzindo em série modelos atuais, criativos, com padronagem própria, oferecendo produtos de qualidade e atuais aos consumidores, manter o padrão para satisfação de seus clientes e com isso mantê-los fieis.
A Companhia possui visão e até sabe onde quer chegar, porém suasestratégias não incluem pensar em substituições, fatalidades. As tarefas não são compartilhadas e cada colaborador entende apenas do que faz, não sendo estimulado a tomar decisões e sim executá-las.
Apesar de ser uma "família", o corpo administrativo é falho no momento de verificar as estratégias da empresa, uma vez que pensam apenas no objetivo, esquecendo de planejar suas metas. É uma empresabem sucedida que esquece porém, de repassar aos seus dirigentes o pleno conhecimento de tomada de decisão mesmo que esses não o façam no momento.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional era dividido entre os dois sócios de início que seria Cláudio o responsável por toda a burocracia e administração da empresa e Marcel o responsável pelas tarefas cotidianas e pelaoperação. Cláudio tomava todas as decisões sozinho, demonstrando assim ser uma pessoa auto confiante e dominadora, pois somente repassava as decisões para Marcel e o restante executar sem pedir ao menos opinião dos demais.
Já  Marcel por ter extremo pavor a essa área burocrática e administrativa, não se pronunciava em relação ás decisões de Cláudio deixando a seu critério essa parte, não sepreocupando caso algum dia tivesse que chegar a tomar tais decisões. O planejamento estratégico adotado pela empresa estava focado no tirocínio técnico e criativo do modelista Marcel, aliado ao tino administrativo e comercial do sócio Cláudio, que formaram uma feliz complementação, conseguindo através de adaptações e novas máquinas baixar os custos e aumentar a capacidade de produção.
Com o...
tracking img