Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Local Rio de Janeiro
Data 23/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A indústria de confecções CBC com uma situação econômica bastante sólida passou a existir como sociedade anônima no ano de 1978. Sua principal existência se deu pela união de Cláudio gerente de uma conceituada loja de moda e de Marcel, um imigrante francês com larga experiência daindústria de confecções, grande conhecedor de todas as fases técnicas desde a modelagem até a passadoria.
A CBC tornou-se uma das maiores distribuidoras de roupas e seus maiores consumidores eram lojistas espalhados por todo território nacional. A indústria de confecções possuía tipicamente um processo produtivo por lotes, caracterizando-se como uma produção do tipo intermitente repetitiva. O sistema dePlanejamento da empresa contribuía fortemente para um desempenho favorável ou desfavorável da organização, trazendo à tona a questão de qual modelo deve ser adotado para que possa contribuir para maior competitividade e estabilidade das empresas.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Apesar de Cláudio presidente administrador da empresa CDB, avançar no mercado conseguindo expandir a empresa ealavancar seu negócio, o mesmo não adotava nenhum tipo de planejamento estratégico e trabalhava visando somente o presente.

O sistema organizacional da CBC era constituído e dividido pelos dois sócios e mais cinco diretores. Todas as decisões da empresa eram tomadas por Cláudio, uma pessoa com perfil autoconfiante, dominador e centralizador. O mesmo passava as decisões para Marcel e para osdemais diretores do grupo para que pudessem executá-las sem mesmo opiná-las e sem questioná-las.

Seu horizonte de tempo planejado era sempre o presente. Renovava a coleção e distribuía para seus consumidores. Não havia assim uma periodicidade de verificação pela falta de objetivos e metas mais explícitos.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na empresa CBC não havia canal de coleta de sugestões ede melhorias. Claudio tomava todas as decisões e os colaboradores simplesmente acatavam e as executavam.
Em uma organização deve sempre haver pesquisas de clima organizacional, assim os colaboradores poderão expor suas sugestões e seus sentimentos em relação à empresa. Isso ajuda nos processos de melhoria e nas tomadas de decisões.
Quando um colaborador age por impulso tomando alguma decisãopor conta própria e acaba gerando problemas, ele deve comunicar o ocorrido ao seu gestor. O mesmo pode aplicar uma carta de advertência, porém não aplicar-lhe punição. Antes de tomarem determinadas decisões, os colaboradores devem avaliá-las obedecendo à hierarquia da empresa.
Decidir é recomendar caminhos alternativos que levam a determinado resulto. Sendo assim, devemos avaliar a importânciadas decisões e o impacto que as mesmas podem causar. Geralmente as decisões operacionais são decisões de repetição e acontecem com certa frequência na organização.
Alguns tipos de decisões que podem ser tomadas pelo operacional no caso da CBC:
Quem fará o pedido de estoque quando o nível do mesmo cair.
Quais as mercadorias que entrarão em liquidação próximo a troca de estação.
Quais peças...
tracking img