Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A CBC (Companhia Brasileira de Confecção) era uma empresa conceituada em transformar tecido em um produto acabado, roupas através de uma produção em série.
A empresa iniciou-se com a sociedade entre Cláudio Barros e Marcel, no ano de 1974. Cláudio vinha de uma grande empresa de moda, onde exercia a função de gerente, e desempenhava essa função com autoconfiança e sagacidade.Marcel era um imigrante francês, experiente em fases técnicas, como modelagem, corte, costura. Nascendo então a união perfeita do projeto, tendo experiências profissionais para colocar em prática o plano de negócio, fundamentado em que os produtos devem atender necessidades de pessoas e empresas, com idéias de produtos que pensavam em oferecer, em como descobrir interesses de clientes, estudarmercados, concorrências, fornecedores.

A CBC teve inicio como uma pequena oficina, que devido à aptidão operacional de Marcel, que inovava adaptações especiais permitindo mais produtividade das máquinas e equipamentos existentes, foi crescendo, e em 1978 tornou se uma empresa S/A, passando a ter o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas seria limitada ao preço daemissão das ações subscritas ou adquiridas, e a situação da empresa foi ficando cada vez mais próspera e produtiva, possuindo média de 500 funcionários, sendo cinco cargos de diretoria oferecidos aos funcionários mais fiéis.

O mercado se tornava cada vez mais abrangente, os produtos da CBC eram distribuídos por todo território nacional, tanto para lojistas, fornecedores e consumidores, sendoreconhecida em poucos anos como uma das maiores indústrias de confecções do país.
A CBC existia para produzir e comercializar seus produtos.



2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC.

Sistema organizacional é o conjunto de elementos que têm um objetivo em comum, e que se relacionam entre si, de forma dinâmica. O sistema organizacional se refere ao sistema aplicado por uma determinadaempresa ou organização na execução de suas tarefas.
Na empresa CBC o sistema organizacional, enquanto oficina era repartida por Marcel e Cláudio.
Cláudio cuidava das funções comerciais e administrativas, e Marcel cuidava de todos os problemas de produção, pois tinha uma grande aptidão para a mecânica, no entanto tinha pavor á burocracia e as rotinas administrativas.
A partir de 1978 criou-se adiretoria onde foram criados mais cinco cargos, então a empresa passou a ser composta por sete membros na direção que seria o Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro, Diretor administrativo, Diretor Presidente (que era o Cláudio) e o Diretor Superintendente (que era o Marcel). As relações eram amigáveis, era a família CBC, porém tudo girava em torno de Cláudio,aquele que determinava as idéias as quais eram executadas pelo grupo, implicando na obediência por parte dos demais, entretanto à conseqüência desse jeito de líder autoritário é que grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

É fato que todas as empresas que perdurem irão um dia passar pela Sucessão Empresarial, porém a CBC não preocupava com isso, preocupava apenas com o presente, oplanejamento era apenas preocupação com programas de expansão para redução dos custos e logo aumento dos lucros, não se preocupava com os resultados a longo prazo.

O viver estratégico deve ser monitorado nos atos e ações de hoje, ou seja, no dia a dia, e isso faltou no ambiente da CBC, não conseguindo assim cuidarem da perenidade da empresa.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

O sistemaorganizacional da CBC era Unilateral, situação em que, sem a participação de mais ninguém, um dos lados toma a decisão que lhe parece mais conveniente e mais interessante, no caso da CBC era de Cláudio a palavra final.
Não existia nenhum canal de coleta de sugestões dos funcionários, não existia nenhuma opinião, não existiam canais de comunicação. A equipe dirigente era considerada a família CBC,...
tracking img