Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

JHENNE MÍRIA MACHADO MOORE
PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

17 de setembro de 2010.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A CBC – Companhia Brasileira de Confecções – teve sua origem no ano de 1974. Iniciou como uma pequena oficina e posteriormente tornou-se uma das maiores indústrias de confecções do país, graças ao empreendedorismo administrativode Cláudio Barros, ex-gerente de uma conceituada loja de modas, e técnico de Marcel, imigrante francês, profundo conhecedor das fases técnicas da indústria parisiense de moda que resolveram unir seus conhecimentos. Como se sabe, o negócio de uma empresa é o benefício proporcionado ao seu cliente. Assim sendo, o negócio da CBC era proporcionar conforto, elegância e moda aos seus consumidores, tudoisso aliado a produtos de altíssima qualidade.

Segundo Chiavenato, “mercado é um conjunto de pessoas ou organizações que compram ou podem ser induzidas a comprar um determinado produto ou serviço”. O mercado da CBC era a moda nacional, que consumia em grande escala toda a produção, e seus clientes eram lojistas e consumidores de moda, que exigiam a etiqueta CBC, dada a credibilidadealcançada pela empresa, o que contribuía, e muito, para sua prosperidade.

A CBC preocupava-se com a excelência em seus procedimentos, fossem eles técnicos ou administrativos, com o bem estar de seus clientes, e com a geração de resultados operacionais positivos, caracterizando assim, a sua missão. A missão de uma empresa é a razão de sua existência.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBCDo ponto de vista organizacional, é de se admirar a súbita e bem sucedida ascensão da CBC, visto que, em matéria de planejamento, muito pouco pôde ser observado. A autoconfiança em excesso por parte do Cláudio, neste caso minou toda e qualquer chance de prosperidade para a CBC. Sabemos que, em qualquer organização, o planejamento a curto, médio e longo prazo (cada qual em seu nívelinstitucional) é primordial para sua manutenção no mercado.

A falta de preparo administrativo de Cláudio está diretamente relacionada ao declínio da CBC. Era da competência dele, por ser o Diretor Presidente, o planejamento estratégico. Enquanto ele estava à frente da empresa, fazendo as coisas à sua maneira, tudo fluiu harmoniosamente para que o sucesso chegasse e ali se instalasse, mas quando esteteve um problema de saúde, e precisou se ausentar da presidência, a empresa entrou em estado caótico, pois para que tudo continuasse dando certo como antes, seria necessário que existisse um planejamento prévio, fato que não ocorreu.

Dada essa ausência de planejamento estratégico, que considera as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente, os outrosplanejamentos, tático e operacional, ficaram impossibilitados de se realizarem, visto que tais planejamentos são desdobramentos uns dos outros. O planejamento operacional pôde ser observado por parte do Marcel, mas de maneira informal, sem horizonte, não inserida no contexto ao qual deveria obedecer.

O fato de Cláudio não encorajar os seus colegas de diretoria a analisar alternativas e tomar...
tracking img