Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Em 1974, Sr Claudio Barros trabalhava em uma loja como gerente e demitiu-se para montar uma sociedade com Sr Marcel, um imigrante francês, que trazia vasta experiência da indústria parisiense confecções, este conhece toda a área da indústria de confecções desde a modelagem, corte, costura até a passadoria.
Com essa fusão nasceu uma pequena empresa de confecção, tão logoevoluiu e se transformou em uma grande confecção de produção em serie.
O mercado em que exploravam foi crescendo, sua clientela cada dia aumentava, sua produção a cada dia ficava mais difícil o domínio da empresa nas mãos só de dois donos, em 1978 a pequena empresa transformou-se em sociedade anônima, denominada de CBC - Companhia Brasileira de Confecção, a qual vou apresentar a seguir;

2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional era composto por dois sócios, Sr Marcel que atuava nas áreas de produção e operação e Sr Claudio responsável pela área comercial e administrativa.
Sr Claudio era uma pessoa determinada, quando necessário tomava qualquer decisão e repassava para Sr Marcel para as mesmas fossem cumpridas.
Já Sr Marcel tinha pavor a área administrativa, asdecisões tomadas pelo seu sócio nunca eram contestadas, ao contrário ele sempre acatava tudo que ele decidisse.
Como a empresa crescia a cada dia, se fez necessário amplia o quadro de diretores da empresa e com isso foram indicados alguns funcionários antigos que demonstravam confiança, estes foram designados para fazerem parte da diretoria da CBC.
A empresa sempre se planeja apenas para uma estação doano que correspondia há um quadrimestre, exatamente por atuar no mercado de confecções e moda.
Toda vez que mudava a estação do ano, seus modelos e estoques eram atualizados de acordo com a estação atual, mesmo sem planejamento a CBC conseguia crescer no mercado de confecção.
Como a CBC trabalhava visando sempre o presente, todas as metas e objetivos eram verificados num período aproximadamentede 1 ano que eram planejados por “acaso”.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Como a CBC, não tinha nenhum canal de informação interna entre a diretoria e funcionários as decisões eram tomadas pelo presidente e devido a esse tipo de gerenciamento ficava difícil de perceber se haviam pessoas aptas e capacitadas no meio gerencial ou mesmo na produção para desenvolver algum cargo de confiança naempresa.
Quando era cometido algum erro na parte da produção o responsável advertia o funcionário que cometesse esse erro, chamando a atenção dos demais para que o mesmo não se repetisse, cada um era responsável por sua área e responder assim por qualquer erro.
Seu superior também deve advertir o funcionário quando ele age por conta própria, mesmo tentando evoluir o processo, pois acaba causandooutro problema, neste caso ele deverá comunicar ao seu superior e claro, obedecer à hierarquia da empresa.
As decisões são tomadas no nível institucional, lá se concentra a cúpula de diretores e presidente, mais algumas decisões são tomadas no nível operacional, principalmente quando o assunto é operação e ou funcionários, não é necessário levar a diretoria, só em caso de falta grave, casocontrário, o responsável pela operação resolve advertindo o(s) funcionário (s).

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Em uma empresa bem planejada, delegar significa poderes, o planejamento é uma estratégia tática e geralmente é utilizado quando se tem diretores aptos para tomar decisões, portanto a falta de um componente da comissão não será assim tão prejudicial.
Na CBC como todas as decisõeseram tomadas pelo Claudio, com a falta do mesmo fez com que a comissão viesse a se desentender e a se afastar das suas funções, por que não havia uma pessoa que soubesse assumir o lugar do Claudio, para tomar decisões, apesar da equipe de diretores nenhum tinha capacidade para tomar decisões.
Nesse ínterim o mais qualificado para assumir o cargo era Sr Marcel, mesmo sabendo que o próprio...
tracking img