Caso bradesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Recrutamento e Seleção

Tema: Empregabilidade e Carreira; Dois lado de uma mesma moeda.



Empregabilidade é um termo relativamente recente, derivado do inglês, employability. Apesar de nem constar dos dicionários mais conhecidos da língua inglesa,vem sendo utilizado em diversas publicações relacionadas à área de recursos humanos aqui no Brasil, mais intensamente a partir de1995. Sua inserção no vocabulário empresarial não ocorreu por acaso e está relacionada às mudanças nas relações de trabalho.

Traduzindo literalmente, a empregabilidade seria a capacidade de tornar-se empregado, de conseguir um emprego. Todavia, essa definição foi sendo ampliada para a “capacidade humana de gerir o próprio destino e prover meios para a sobrevivência”. Dito de outra maneira,a empregabilidade é a capacidade de obter trabalho e renda.

Carreira é a construção de uma imagem e reputação, que proporciona a credibilidade durante a trajetória profissional é a construção da carreira pretendida

E segundo London e Stumph, a carreira é definida como “ as següências de posições ocupadas e de trabalho realizados durante a vida de uma pessoa”. Em outras palavras, compreendetodos os trabalhos realizados durante a vida profissional.


*Adequação Vocacional - Para termos um aumento da empregabilidade, vem uma questão de gostar do que se faz. É nítida a diferença de resultados entre quem faz simplesmente porque tem de ser feito. Se você faz aquilo que realmente gosta, seja em qualquer área da sua vida, tudo vai ficar melhor, pois vai ser feito com prazer.*Competência Profissional - Para aumentar sua capacidade de obter trabalho e renda, ou seja, de continuar sendo um prestador de serviço necessário a alguém, é preciso entender antes de mais nada que é preciso aprender sempre. O diploma passa a significar apenas o passo inicial de sua capacitação profissional, bem diferente do que se dizia nos anos de 1970, quando tudo o que alguém precisava parater um emprego para o restante de sua vida era um diploma em uma universidade reconhecida.

A aprendizagem contínua provém de várias fontes. Cursos de atualização são importantes, assim como a vivência no exercício do trabalho dentro das empresas.

*Idoneidade – O comportamento idôneo é essencial para a manutenção da empregabilidade. Sem ele, mesmo com todos os outros pontos em alta, vocêperde as suas chances no mundo organizacional, uma vez que a sua credibilidade é seu passaporte para continuar como um prestador de serviços atuando responsavelmente nas empresas.

*Saúde Física – Mental – Gostar daquilo que é objeto de seu trabalho é também importante para outro pilar da empregabilidade: a manutenção da saúde física e mental.

As empresas procuram por pessoas que tenhamsaúde, entendida como bem-estar físico-mental-psicológico. Por outro lado, viver estressado, comer somente fast-food, fumar, não realizar nenhum tipo de atividade física e nem se dedicar a algum lazer, poderá acabar provocando uma doença, fazendo você perder seu humor, tornar-se ansioso e sem energia.

Conhecer outros assuntos além daqueles relacionados ao seu lado profissional, poderepresentar uma higiene mental, além de aumentar o seu nível de conhecimentos gerais e estimular a criatividade. Por exemplo, o interesse por história, filosofia, ou o funcionamento de um automóvel. Tente aprender algo que não esta diretamente relacionado à sua área de atuação. Procure conhecer fotografia, xadrez, pintura, dança, atividades que desenvolvem também habilidades importantes para o seu dia adia profissional, porém por métodos completamente diferentes e, muitas vezes, mais eficazes.

*Reserva Financeira – Ora, se você não tem reserva nenhuma e perde o emprego, vai ser obrigado a trancar o curso de especialização que estava começando, por exemplo. As empresas também têm uma tendência a contratar aqueles que não se encontram desesperados atrás de um salário e que acabam aceitando...
tracking img