Caso aleda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO PARA DISCIPLINA DE MARKETING INTERNACIONAL

ESTUDO DE CASO - aLeda


1) A aLeda ainda não investiu em pesquisa de mercado de maneira formal. Que tipos de pesquisa você recomendaria e por quê?


Em um primeiro momento recomendamos que a empresa opte por realizar uma pesquisa quantitativa com o objetivo de quantificar o mercado, gerar medidas precisas e confiáveis quepermitam uma análise estatística. Essa pesquisa trabalha com uma amostra consideravelmente grande para apurar opiniões, atitudes e interesses compartilhados por uma determinada população. As informações são obtidas através de questionários com perguntas claras e objetivas que garantem o entendimento por parte dos entrevistados e também uma padronização dos resultados. Esta pesquisa estimará o potencialdo negócio e o tamanho e importância do segmento desejado.
Em um segundo momento, para saber o que é importante para o cliente e porque, recomendamos a pesquisa qualitativa onde obtém-se particularidades e interpretações individuais. Essas informações poderão ser úteis na busca de um novo conceito de produto a ser criado ou de um melhor posicionamento de comunicação para esse produto. Apesquisa qualitativa envolve, portanto, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias.
Com a realização das pesquisas, a empresa poderia identificar a preferência dos consumidores de acordo com idade, sexo, etc. Isso poderia ajudar a aLeda a manter seu produto atrativo, realizando adaptações de acordo com as preferências, se necessário.


2) Com base no texto, qual é o posicionamentoda marca aLeda? Para responder procure mais informações na internet.


O setor fumageiro é restrito e ao mesmo tempo competitivo (os concorrentes da aLeda são marcas centenárias e muito conhecidas). A empresa foi criada como marca global e teve a facilidade de lançar o seu principal produto no mesmo molde para diversos mercados. Por outro lado, fatores como legislação, regularidades econformidades podem variar bastante de um país para outro.
Com todas essas variâncias, a aLeda se posiciona principalmente pela inovação, sendo a primeira empresa a lançar um papel transparente para enrolar o fumo, além de se tratar de um produto sustentável, já que é 100% biodegradável.


3) Considerando as vantagens e desvantagens de expandir uma marca, comente sobre o lançamento de novosprodutos sob a marca aLeda: aLeda flavors, aLeda papel branco e aLeda wear.

A aLeda, referencia mundial no mercado de papeis para enrolar cigarros, decidiu expandir seu portfólio de produtos criando:
• aLeda Flavors: papel de celulose com odores e sabores, este produto já existe no mercado, mas a empresa está inovando no sabor mel e no formato do papel.
• aLeda papelbranco: este é mais um projeto da empresa com a entrada neste seguimento, para concorrer com a Smoking, a OCB e a Rizla. Este projeto visa atender pedidos de seus consumidores. Apesar destes segmentos, os sócios afirmam que a ideia é manter a marca aLeda para o setor fumageiro.
• aLeda Wear: inclui camisetas e bonés, dentre outros, ela procura manter atributos essenciais da marca como autilização de fios ecologicamente corretos. De acordo com o diretor de MKT, este é o primeiro passo para mostrar que a aLeda está além do papel transparente e também uma forma de divulgar a marca.
Para a aLeda, trabalhar com a diversificação de produtos compensa na sazonalidade, além disso, a expansão da marca (criação de camisas e bonés) pode ser uma importante estratégia para divulgar a marca alémde reforçar sua postura ecologicamente correta. A expansão cria a possibilidade de gerar ganhos em outros setores já que o setor de fumo sofre críticas de vários órgãos de diversos países.
Por outro lado, pode haver a perda de identidade da marca. Se vários produtos levam o nome “aLeda”, consumidores podem não ter a marca como uma referência de qualidade e excelência de um único...
tracking img