Caso 9 ied

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO

Aluna: Clezia
[pic]
Caso 9
Responda as perguntas a seguir:
a) Dedé Bagana, elemento de alta periculosidade na cidade de Macapá-AP, foi preso em flagrante porestar cometendo ato tido como delituoso pela legislação em vigor; obteve sua liberdade provisória sob o amparo de lei que, depois, vem a ser derrogada por outra que impede a concessão desse benefício.b) Poderá a nova lei prejudicar a situação que tinha sido concedida a Dedé sob a lei anterior? Por quê?
RE- Não poderá a nova lei prejudicar a situação de Dedé sob presunção que a lei penalretroagira somente salvo para benéfico do réu.
E como ficaria a situação de Dedé Bagana se ele estivesse preso sob determinadas condições impostas pela lei, e que uma lei nova considere que tais condiçõesnão impedem a libertação provisória? Justifique.
RE- Haverá de ser feito analise em seu prontuário e de modo a emetir uma petição detalhando a revogação de sua detenção provisória, ou mesmo réu tendosido condenado poderá formar defesa de HC alegando que lei posterior revoga a lei anterior especifica.
(OAB MG) Quanto ao direito intertemporal, em matéria civil, é CORRETO afirmar:
a)salvodisposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país 30 (trinta) dias depois de oficialmente publicada;
b)se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada à correção, oprazo de sua entrada em vigor começará a correr da data dessa sua nova publicação;
c)mesmo perdendo a vigência a lei revogadora, em nenhuma hipótese será restaurada a lei revogada por elaanteriormente;
d)a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, revoga a lei anterior.
RE- LETRA (B)
Questão Objetiva 2 A Lei 9.307, de 23 de setembro de 1996, que dispõesobre arbitragem, em seu artigo 44, estabeleceu: ³ficam revogados os artigos 1037 a 1048 da Lei 3071, de 1º de janeiro de 1916, Código Civil Brasileiro; os artigos 101 e 1072 a 1102 da Lei...
tracking img