Caso 1 civil 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
a) É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência?Explique sua resposta. Sim, pois são normas que regulam as pessoas em suas relações de crédito (de valor econômico), o qual alguém pode exigir o cumprimento de uma prestação, ou seja, voltada paraas relações econômicas.
b) Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios. Sim, ambos são base do novo Codigo Civil. O princípioda Eticidade prega que o homem deve ser honesto e leal, ou seja, ser ético e ter boa-fé em seus atos na sociedade como uma maneira de sustentar a consistência dos negócios jurídicos. O princípio dasocialidade fundamenta que precisam prevalecer sobre os valores individuais, os valores coletivos.
c) Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique suaresposta e dê um exemplo de cada situação.

Sim, a Obrigação consiste num vinculo jurídico transitório entre o credor e devedor, confere numa relação entres as partes, onde para haver a concretizaçãoda mesma é necessário estabelecer determinadas condutas e uma das partes fica sujeitada à outra. EX.: Obrigação de fazer. O Dever não necessita da sujeição de uma das partes, a parte é obrigada aprestação em virtude da norma jurídica, onde a não prestação acarretará sanção. EX.: obrigação de se fazer o pagamento. O Ônus consiste em uma conduta da parte para conseguir ou manter uma vantagem própriae não para o contentamento de interesses alheios como no Dever. EX.: Encargo (IPTU). No Estado de Sujeição o sujeito passivo não precisa fazer nada para contemplar o interesse do sujeito ativo. EX.:Direito potestativo - direito de o locador despejar o locatário.

Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
1. Obrigação alimentar decorrente de parentesco. CONTRATO
2....
tracking img