Casimiro de abreu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho De Fisica
Equilibrio Estático Dos Solidos.
Na física clássica, define-se equilíbrio estático como o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual a zero. Ou seja, todo e qualquer corpo estará parado (nesse caso, parado no sentido de ausente de movimento, acelerado ou não) em relação a um ponto referencial se, esomente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.
No cotidiano, basicamente tudo que está em repouso perante os olhos (nosso ponto referencial padrão) está em equilíbrio estático, como: um aparelho de TV sobre uma estante, uma cadeira, um livro sobre uma mesa. Caso alguma força aja sobre esses objetos, de modo que vença quaisquer obstáculos contrários – como a força deatrito-, a força resultante final será diferente de zero e o corpo entrará em movimento.Equilíbrio em um Ponto Material
Um ponto material é apenas uma abstração para dimensões não consideráveis. Portanto, se um diagrama de forças agirem sobre esse ponto, o mesmo não irá interferir na força resultante final, já que qualquer força aplicada sobre ele estará localizada “no mesmo lugar” – não haverá espaçoentre as forças atuantes.
Observe o seguinte diagrama de forças:
Considerando-se que |F2|≠|F1|≠|F3|, o diagrama só estará em equilíbrio se a soma dessas forças (retirando-se o módulo) for zero. E, como a força F1 está inclinada sobre determinado ângulo com a horizontal, deve-se decompô-la em forças vetoriais no campo das ordenadas (y) e das abscissas (x).
Adotando-se o referencial positivopara cima e para a direita, o equilíbrio estático só será verdadeiro se:
F1y = F3 -> F1senθ = F3
F1x = F2 -> F1cosθ = F
um objeto de massa M é colocado sobre a barra,que é mantida na posição na posição horizontal por um apoio em cunha. Em relação á força que a cunha faz sobre a barra nas três posições descritas .
Equilíbrio em Corpo Extenso
Sendo corpo extenso aquele cujas dimensões sãoconsideráveis nos cálculos, e que as forças podem possuir um espaçamento entre si, utiliza-se o conceito de torque (ou momento estático de uma força) para a definição de equilíbrio estático.
Essa questão pode ser resolvida utilizando os conceitos de equilíbrio de corpos extensos.
Quando tratamos de um corpo cujas dimensões são consideráveis, não será suficiente apenas que a força resultante sejanula. É necessário que o "Momento da Força ou Troque" também seja nulo, e este é dado pela expressão: M= F.d (d é a distância da componente perpendicular ao corpo à alavanca e F é a componente em questão). Assim, quando mais próximo da alavanca maior vai ser a força desprendida. Logo, como F3 está mais próxima da alavanca a força gasta será maior, em seguida F2 e por último F1. Tal situação podeser facilmente comprovada com um livro pesado, basta apoiar um dos lados na bancada e ver se é mais fácil segurá-lo pela outra extremidade ou em um lugar mais próximo da bancada. Equilíbrio estático é o caso especial de equilíbrio mecânico observado em um objeto em repouso.
Uma criança escorregando em um trenó sobre a neve em velocidade constante está em equilíbrio mecânico, mas não em esquilíbrioestático. Um peso de papel descansando sobre uma mesa está em esquilíbrio estático.
O número mínimo de estados de equilíbrio estático de um objeto homogêneo e convexo sobre uma superfície plana é de especial interesse. No caso bidimensional, o número mínimo é 4, enquanto em três dimensões já foi possível construir um objeto com apenas um ponto estável e um ponto instável de equilíbrio.Equilíbrio em um Ponto Material .Equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade, é uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras.Esta capacidade é posta em causa nos doentes que têm...
tracking img