Cases FORDISMO, VOLVISMO E TOYOTISMO

476 palavras 2 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL – FTEC
UNIDADE I – CAXIAS DO SUL

Cases Administração Cientifica e Teoria das Relações Humanas

Disciplina: Modelos de Gestão
Professor: Emerson L. de Vargas

Aluno: Rodrigo César Peroni

Caxias do Sul 2015-1
Case 1 – Teoria de Taylor
1-Taylor dava destaque nas tarefas e com seus estudos buscava melhorar a produção das empresas, fazendo um estudo dos tempos e movimentos.
Taylor buscava eliminar o desperdício e a ociosidade operária, buscando reduzir os custos de produção e garantir melhor custo beneficio para a empresa. Descansando entre as levas dos lingotes, o funcionário acabava levando mais lingotes. 43% do tempo 47,5 toneladas. 100% do tempo 12,5 toneladas (sem os métodos de Taylor);
2-Para Taylor o trabalhador deve produzir mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Observou nos sistemas de gestão que havia falta de padronização nos métodos de trabalho da produção, desconhecimento dos administradores do tipo de trabalho de seus funcionários e havia falhas nas formas de remuneração nas empresas. Estudou os conceitos do homo economicus. Analisando os conjuntos de um processo inteiro de produção e integrando mudanças como o aumento do salário (salario/produção), mas ainda sim aumentava a fadiga dos funcionários, nos métodos de Taylor inserindo intervalos o funcionário trabalhava mais, ganhava mais salario e se sentia melhor.
3- e 4 – Aumenta o salário porque aumenta a produção e reduz o trabalho. Padronizando os métodos de produção e reduzindo os movimentos inúteis dos funcionários, aumentando o tempo de descanso com intervalos regulares houve uma melhora e maior eficiência nos métodos e na quantidade de produção, com isso os funcionários passaram a trabalhar melhor, e produzir mais em menor tempo trabalhando menos. Trabalhar de forma inteligente traz melhores resultados do que trabalhar com afinco.

Case 2- Teoria das Relações Humanas
No experimento de Hawthorne,

Relacionados