Casefregf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DjkebhlgviaedbviEm uma outra oportunidade[1], ao efetuarmos uma abordagem histórico-conceitual acerca do termo técnica, indicamos que na literatura pertinente ao assunto ela tende a ser abordada sob uma dimensão de produção e sob uma dimensão de Técnica Social. Na primeira, é inserida no campo da produção material em sentido restrito, denotando o fazer/fabricar e tendo seu significado associadoà tecnologia. Na segunda, expressa a totalidade das "práticas e instrumentos que têm por objetivo final a modelação do comportamento humano e das relações sociais" (MANNHEIM, 1962, p. 257), campo no qual, por sua funcionalidade no controle social e na reprodução ideológica, podem ser inclusas diversas disciplinas profissionais, dentre elas o Serviço Social.
Porém, por sua proposta e decorrenteslimites impostos, naquela oportunidade foi apenas apontada uma outra dimensão sob a qual a técnica também pode ser visualizada: a de instrumental técnico empregado no âmbito da prática de diferentes agentes profissionais, dentre eles o assistente social, e entendido aqui como um manancial de meios, técnicas, instrumentos, recursos e procedimentos, em princípio ilimitados, acionadosobrigatoriamente para o desenvolvimento eficaz da ação.
Essa dimensão de instrumental técnico foi objeto de uma investigação por nós empreendida que objetivava, mediante pesquisa documental, examinar como o instrumental técnico comparece na trajetória histórica do Serviço Social brasileiro a partir da década de 1970, ou seja, no contexto posterior ao Movimento de Reconceituação ou no interior do processo maisamplo que se inaugura a partir dele e que é denominado por Netto (1991) de Processo de Renovação do Serviço Social brasileiro.
Buscando materiais que expressassem um tratamento coletivo à questão e que, assim, retratassem discussões e posições hegemônicas na categoria profissional, naquela investigação tomou-se como fonte de pesquisa os anais, relatórios e/ou publicações decorrentes de todosos eventos de abrangência nacional realizados a partir do ano de 1970. Aos onze eventos[2] que preenchiam este critério somou-se, por sua importância inquestionável, o I Seminário de Teorização do Serviço Social realizado em 1967 na cidade de Araxá e os Sete Encontros Regionais sobre o Documento de Araxá que ocorreram em 1968.
O texto que agora se apresenta se constitui em uma sistematização dosresultados obtidos com essa pesquisa. Portanto, se propõe, a partir da análise das fontes mencionadas, a localizar o instrumental técnico na referida trajetória histórica do Serviço Social, abordando nisso dois elementos articulados: o entendimento e o tratamento dispensado a ele pela categoria profissional.
Embora o marco cronológico final da pesquisa e deste texto seja o ano de 1992,entendemos que a apresentação dos resultados obtidos ainda se faz válida para uma reflexão atual sobre o instrumental técnico no Serviço Social. A isso concorre, a nosso ver, tanto a inexistência de estudos posteriores perseguindo o mesmo objetivo como, e principalmente, o fato de que no VII CBAS, último congresso analisado, já se delineava a tendência interpretativa que se visualiza hoje no interior daprofissão.
2. O INSTRUMENTAL TÉCNICO ANTES DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Avaliando o período histórico que cronologicamente vai do início da profissão no Brasil, em fins da década de 1930, até meados dos anos de 1960, é possível afirmar que ele é grandemente valorizado pela categoria profissional, tendo sido, inclusive, elemento motivador para a aproximação ao Serviço Social norte-americanonos anos de 1940. Sob o ponto de vista dos assistentes sociais brasileiros, assim como dos europeus, essa aproximação se justificava pela necessidade de corrigir a fragilidade, em termos operativos, do projeto profissional hegemônico de orientação neotomista-cristã. O recolhimento do arsenal técnico-operativo que se encontrava bastante desenvolvido no Serviço Social norte-americano permitiria a...
tracking img