Case study mkt swatch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual produto núcleo a MCC está oferecendo com o Smart Car? Quais são as partes real e ampliada do produto?

Em 1994 a Swiss Corporation for Microeletronics and Watchmaking Industries
e a Mercedes-Benz comunicaram que iria criar um carro em conjunto.
O produto núcleo é o que se compra realmente. É a parte do produto que será verdadeiramente usada pelo cliente e dá a este o benefício que estenecessita. Sendo assim, o produto núcleo que a MCC está a oferecer com o Smart Car é um carro pequeno (menor que um carro comum), económico a nível de gasto do combustível e que causador de uma menor poluição, que para além dessas características oferecesse segurança.
A parte real do Produto relaciona-se aos atributos do produto que são esperados pelo cliente. Neste caso o cliente espera queeste carro seja seguro, inovador, que seja possível estacionar em lugares pequenos mas com um interior espaçoso, que atinja as velocidades que em média um automóvel comum atinge, com uma boa protecção contra acidentes, que gaste pouco combustível e pouco poluente.
Quanto à parte ampliada do produto, estamo-nos a referir aos serviços que visam exceder as expectativas dos consumidores. Essa ampliaçãodeve-se às adições ao produto que não são próprias deste e é uma característica que é cada vez mais apreciada pelo cliente.
A parte ampliada do Smart Car é o seu tamanho que permite ao cliente estacionar mais facilmente e em lugares mais pequenos, o que se traduz numa grande facilidade em cidades congestionadas. Outro aspecto é o facto das partes do carro serem módulos ajustáveis uns aos outros quepodem ir sendo modificados pelos clientes ao longo do tempo consoante as suas preferências. Para além disto a sua manutenção periódica demora menos que duas horas.

2- Em que classificação de produto de consumo se insere o Smart Car? Quais são as implicações dessa classificação para a estratégia de marketing da MCC?

A classificação do produto é bastante importante para a decisão de comprapelo consumidor.
Os Bens de consumo podem ser classificados em relação aos hábitos de compra, tendo em conta a relação das variáveis risco e esforço.
O Smart Car está inserido na classe da Comparação como bens de compra heterogéneos pois o consumidor tem várias hipóteses de escolha quando procura comprar um carro. O risco de aquisição para o consumidor é razoável e envolve algum esforço na escolha.O consumidor pensa bem antes de tomar a decisão e compara preços, modelos e a qualidade dos produtos postos como hipótese.
No caso do Smart Car o consumidor tem mais em conta os aspectos que o diferem de outro carro como por exemplo a economia de espaço e economia a nível de combustível e o facto de ser pouco poluente, do que apenas o seu preço.
Este tipo de classificação implica a nível deestratégia de Marketing uma grande diferenciação, visto que o consumidor faz uma comparação com outros produtos do mesmo tipo e por isso há que distingui-lo, torná-lo mais apelativo e fazer com que este vá mais de encontro às expectativas e necessidades dos clientes do que os outros produtos concorrentes.
O Smart Car é um produto inovador, que se distingue dos outros carros pois combina segurança com umaimagem atractiva que pode ser personalizada através dos ajustamentos que o cliente pode fazer a nível da imagem do carro. A sua manutenção é rápida, é mais pequeno que os outros carros “normais” e como tal facilita o estacionamento mesmo em sítios congestionados. Para além disto também se diferencia pela economia no combustível e por ser pouco poluente, que é uma qualidade cada vez mais apreciadanos dias que correm.

3. Que decisões individuais de produto e de linha a MCC tomou no caso do Smart Car? Por que tomou essas decisões?

As decisões individuais de produto tomadas a nível de atributos foram as seguintes qualidades: um carro inovador, económico a nível do combustível, seguro, menos poluente, vantajoso para cidades congestionadas e tem a possibilidade de ser personalizado a...
tracking img