Case study habibs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A rede de fast food Habib´s foi fundada em 1988 por Alberto Saraiva que viu a oportunidade de oferecer comida árabe por preço acessíveis.
Ele aproveitou a experiência da família em padarias e comempreendedorismo criou uma empresa que hoje vende mais 600 milhões de esfihas por ano no país.(1)

A decisão de abrir uma loja especializada em comida árabes veio quando ele percebeu que esse tipo decomida era cara e difícil de ser achada.
A sociedade com um chef de cozinha libanês e o objetivo de atender o público de baixa renda com comida boa e barata, em uma época de economia turbulenta,acabou dando certo.

O Habib´s desde seu começo usou a política de preços baixos para atrair consumidores. A rede usa muito o poder psicológico da precificação (2) e isso fica claro quando fazpropaganda dizendo: “ aqui o preço começa por zero” e quando se nota que todos os preços terminam com o número 9, como por exemplo a esfiha de carne por 0,49 centavos de real.
O presidente Alberto Saraivadeixa claro que ele quer volume ao invés de preço e para isso a empresa usa táticas para baixar o custo como produzir sua própria matéria-prima. O grupo Alsaraiva produz o próprio pão, a própriasobremesa, os laticínios consumidos nos restaurantes da rede e também possui a própria agência de publicidade, isso tudo diminui os atravessadores com a intenção de oferecer o menor preço possível.
Produzira própria comida e eliminar os fornecedores e empresas terceirizadas fez com que o Habib´s tirasse da jogada a barganha dos fornecedores, pois de uma maneira geral, existem ainda poucos fornecedoresde comida para empresas desse tipo e se a rede fosse refém delas ela teria que optar por aumentar os preços ou perder qualidade, já que teria que ir atrás de produtos mais baratos.
Levando ao pé daletra que “tempo é dinheiro” a empresa também possui uma central de entregas própria, batizada de Alô tia Eda, que promete a entrega de qualquer prato, para qualquer bairro em menos de 28 minutos. A...
tracking img