Case sobre a campanhia siderúrgica itajara

885 palavras 4 páginas
CASE – COMPANHIA SIDERÚRGICA ITAJARA

A Empresa: A empresa foi criada em 1954 na região metropolitana de Belo Horizonte, e atua na produção de aços, que são utilizados por várias indústrias como a de automóveis e eletrodomésticos.

A Transformação: Em 1996 a empresa passou por uma grande mudança. Antes, a empresa era organizada pelo modelo “comando e controle”, por uma estrutura hierárquica com vários níveis, o seu padrão de comunicação utilizado era “ Dar ordens e obedecer ordens”. Seus profissionais eram em geral pessoas com baixo nível de escolaridade e especialização, e a organização continha um poder centralizador.

Com a transformação, a SIDERURGIA ITAJARA passou a adotar:

• Um modelo com poucos níveis hierárquicos e criou células de produção – que possuem autonomia para dividir as tarefas e estabelecer a melhor forma de atingir as metas.

• O número de funcionários reduziu de 6.000 para 3.500.

• Contratação de jovens profissionais com melhor nível de escolaridade e maiores aptidões (do que os antigos funcionários que estagnaram no tempo).

• Conseqüentemente, a substituição dos antigos profissionais, na maioria das vezes dos cargos de operadores de produção e chefes de seção que tinham baixa escolaridade e não se enquadravam nas novas exigências das novas tecnologias de produção e administração que foram introduzidas com este novo sistema que a organização adotou.

• Em sua maioria, os gerentes da empresa foram mantidos.

O Problema:

• Com a mudança da empresa, foi solicitado um novo tipo de profissional com maior nível de escolaridade, aberto ao trabalho em equipe e adquirir novas habilidades e conhecimentos.

• Nó início não, mas neste momento a empresa esta enfrentando grandes dificuldades de encontrar profissionais a altura dos requisitos dos cargos, sobretudo nos cargos do setor de produção, na qual o processo seletivo esta lento, chegando atingir até 40 dias.

• Devido a esta lacuna de falta

Relacionados