Case siemens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Siemens:
Revisão da estratégia de Gestão de Pessoas

Case preparado sob a orientação dos professores Francisco Gracioso e Eduardo Rienzo Najjar.

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados ESPM/EXAME.

www.espm.br centraldecases@espm.br (11) 5085-4625

*Resumo

Este estudoapresenta aspectos referentes à estratégia de condução da política de Recursos Humanos e suas implicações no desenvolvimento de lideranças e no resultado da Siemens.
PALAVRAS-CHAVE: política de Recursos Humanos; desenvolvimento de lideranças

*Abstract

This study presents aspects referring to Human Resources strategy and its implications in the development of leadership in Siemens results.KEYWORDS: Human Resources strategy; development of leadership.

* Ana Lúcia Moura Novais

www.espm.br/publicações 

Estrutura do Case

• Introdução • Breve histórico • A história recente e as mudanças necessárias na estrutura e nas políticas de recursos humanos • O processo de mudança • O papel da área de recursos humanos no quadro das mudanças • Conclusão

www.espm.br/publicações  INTRODUÇÃO
Você conhece a Siemens? Trata-se de uma das maiores empresas mundiais, líder na fabricação de equipamentos e componentes para: telecomunicações, eletroeletrônica, transportes, iluminação, medicina, informática e também grande fornecedora de soluções para as indústrias alimentícia, cimenteira, papeleira, siderúrgica, entre outras. É no Brasil que está mais fortemente representada, no âmbitoda América Latina. Ao trabalhar com este case, você deverá observar os seguintes pontos:

BREVE HISTÓRICO
A Siemens foi criada em 1847 quando Werner Siemens desenvolveu um telégrafo que apresentava confiabilidade de transmissão. Dessa invenção foi fundada a Companhia de

Construção de Telégrafos Siemens & Halske, em Berlim – Alemanha, uma empreitada de Werner Siemens e Johann Georg Halske.Iniciou suas atividades no Brasil no final do século XIX como concessionária da Cia. Ferro Carril Vila Isabel e fundadora da Cia. Telefônica do Rio de Janeiro, instalando o primeiro centro telefônico dessa cidade, com oito mil linhas. Está instalada no Brasil há 96 anos. Em 1905, foi fundada, no Rio de Janeiro, uma filial que tornouse a primeira empresa eletrotécnica mundial a estabelecer-se noBrasil. Em 1939, foi instalada sua primeira fábrica, no Brasil – São Paulo –, produtora de transformadores e, em 1990, implementou o processo de Qualidade Total, com o qual foi obtida uma grande melhoria em todas as áreas das empresas do grupo. Hoje conta com 10 fábricas no Brasil, 13 escritórios regionais de vendas e dois representantes no exterior – Paraguai e Bolívia. Atualmente, a Siemens estápresente em 190 países do mundo, contando com um contingente de 440 mil funcionários, sete mil dos quais no Brasil. Figura entre as empresas líderes de mercado eletroeletrônico brasileiro. Estrategicamente, no mercado nacional, oferece soluções completas para seus clientes não se caracterizando somente como fabricante de produtos e fornecedora de serviços. As soluções surgem das diversas Unidades deNegócios (agrupamento de atividades com amplitude de um negócio que interage perfeitamente com o ambiente, de modo a melhorar a eficiência e a competitividade) em que se divide a Siemens, hoje:

a) A modificação da estrutura de RH do negócio partiu da necessidade de adequação do modelo de gestão do negócio à abertura de mercado, decretada pelo governo federal no ano de 1990. Você conhecedetalhes desse evento e seus impactos em empresas de diversos setores industriais e de prestação de serviço? Quais foram? Que principais conseqüências trouxe para empresas e profissionais? b) Observando o processo de mudança implementado na Siemens, de que trata este case, fazendo leituras complementares a respeito deste tema (vide obs. no rodapé desta página), quais suas conclusões a respeito dos...
tracking img