Case perdi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redesenhando a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos

PERDIGÃO

Case preparado pelos Professores Francisco Gracioso e André Luís de C. M. Duarte

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados ESPM/EXAME.

www.espm.br centraldecases@espm.br (11) 5085-4625

*Resumo

Estecase descreve o processo de adaptação de uma grande indústria de alimentos às novas necessidades de distribuição, com dois objetivos principais: reduzir os custos e servir melhor os clientes. O tema não é novo, mas está ganhando cada vez mais importância, com a globalização e o aumento das pressões competitivas no mercado nacional.
PALAVRAS-CHAVE: indústria de alimentos; distribuição; redução decustos

*Abstract

This case describes the process of adaptation of a big food industry into new needs in terms of distribution, having two targets: costs reduction and providing better services to customers. This subject is not new, but it is important, due to the pressures made by competitive forces in national market and globalization itself.
KEYWORDS: food industry; distribution; costsreduction

* Ana Lúcia Moura Novais

www.espm.br/publicações 

Estrutura do Case

• • • • • • • • •

Introdução A Perdigão: o histórico A profissionalização A estrutura logística O problema logístico Redesenhando a rede logística Bibliografia Questões para discussão Anexo

www.espm.br/publicações 

INTRODUÇÃO
Este caso apresenta uma empresa do setor de alimentos que busca, em razãodo seu crescimento, redesenhar suas operações logísticas na tentativa reduzir seus custos logísticos e, acima de tudo, fornecer aos seus clientes um serviço de melhor qualidade. Em geral, a cadeia de suprimentos é definida como o conjunto de atividades e o fluxo de mercadorias desde a fonte de matéria-prima até o consumidor final na ponta da cadeia. Há a necessidade de se considerar nesta definiçãoo fluxo contrário das informações e das próprias mercadorias às suas origens em certas condições especiais, tais como, produtos avariados ou rejeitados. Esta ampla visão permite enxergar as sinergias existentes entre os vários elos da cadeia. Com o movimento de globalização e conseqüente aumento da concorrência, as empresas se viram obrigadas a buscar saídas para se tornarem cada vez maiscompetitivas. Diferente do estabelecido por Porter (1980), que afirmava que a competição ocorria entre unidades de negócio de maneira isolada, outras teorias mais recentes afirmam que uma empresa não sobrevive de maneira isolada, e que a grande força de sua competitividade está também na sua cadeia de suprimentos de maneira conjunta. Assim, atualmente a competição está ocorrendo no nível das cadeiasprodutivas, ou seja, entre diferentes cadeias produtivas. Segundo Lavalle (1999), a cadeia de suprimentos de alimentos tem experimentado mudanças substanciais na década de 90 em razão do aumento da competição imposta pela abertura do mercado interno e da estabilidade econômica vivida pelo país. Os ganhos financeiros acabavam encobrindo os custos logísticos de uma operação, muitas vezes poucoeficiente. Com a eliminação dos ganhos inflacionários, a cadeia de suprimentos passou a ser encarada como estratégica para as organizações, podendo ser decisiva para sua competitividade. As empresas têm dado maior importância para o relacionamento mais próximo entre todos os elos da cadeia de suprimentos. A integração da rede passou a ser vista como objetivo capital para a obtenção de ganhos deprodutividade no âmbito das empresas. Neste sentido as questões logísticas aparecem na agenda da alta administração como parte integrante das estratégias competitivas para fazer frente à concorrência.

Cada vez mais a busca por eficiência de uma cadeia produtiva tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. No entanto, para atingir plenamente estes objetivos, é...
tracking img