Case nissan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
72

O CASO NISSAN: SUPERAÇÃO DA ANTINOMIA LIDERANÇA VERSUS BUROCRACIA

Daniel Lins* Milka Alves Correia**

RESUMO

Este artigo é resultado da investigação do processo de sucessão presidencial da Nissan, fato ocorrido após a transferência do controle acionário da empresa japonesa para a francesa Renault e que culminou na atribuição do cargo máximo da companhia ao brasileiro Carlos Ghosn.Dotado de características pessoais que permitem considerá-lo um líder com traços carismáticos, o executivo brasileiro assume o desafio de resgatar a empresa japonesa de um ameaçador déficit financeiro, tendo sido para tanto necessário romper com as amarras da tradição e a presença de processos extremamente burocráticos. Para a caracterização e análise do executivo brasileiro e da Nissan foiconsiderado o modelo de análise organizacional multidimensional-reflexivo de Alves (2003), que apresenta como fundamento a tipologia da ação social e os tipos ideais de dominação weberianos. Comparando a gestão do brasileiro Carlos Ghosn e do seu antecessor, o japonês Y. Kume pode-se concluir, com base no modelo de análise utilizado, que a antinomia liderança versus burocracia ocorre teoricamente para ostipos ideais, embora, na prática, os seus elementos se apresentem como contravenientes e não incompatíveis.

Palavras chave: Modelo analítico. Tipos ideais. Multidimensionalidade. Análise organizacional. _______________
* UFPE/DCA/PROPAD - Recife - PE - daniellins@yahoo.com.br Artigo apresentado no II Simpósio Internacional de Administração e Marketing

LINS, Daniel; CORREIA, Milka Alves. Ocaso Nissan: superação da antinomia liderança versus burocracia. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 72-91, jan./jun. 2008.

73

1 INTRODUÇÃO

Procurar explicar os diversos fenômenos ocorridos no ambiente empresarial e, sobretudo, buscar compreende-los em prol de uma maior eficácia da organização sempre foi o principal objetivo do pesquisadore dos dirigentes organizacionais. Dessa forma, modelo é um construto que o pesquisador estabelece para representar um objeto complexo e abrangente, na intenção de ser mais bem compreendido um conjunto de características que assim lhe interessa sob determinadas condições. Sendo assim, todo esforço de modelagem corresponde na intencional ênfase destinada a determinados aspectos e variáveisselecionados em detrimentos de outros. Especificamente, o modelo multidimensional-reflexivo (Alves, 2003), considera os componentes dos tipos puros de dominação como variáveis, que podem ser associadas entre si, sendo os mesmos componentes reelaborados e combinados de forma a garantir alguma originalidade e sendo o mesmo capaz de contribuir para a análise de organizações empresariais. Dessa forma,espera-se que o modelo permita analisar configurações estruturais e administrativas em ambientes de profunda mudança. Este artigo aplica o modelo para o caso Nissan, considerando, principalmente, a atuação de seu principal executivo, o brasileiro Carlos Ghosn, com o propósito de entender o processo de mudança instituído na Nissan por este dirigente e especula sobre as perspectivas deorganizacionaisadministrativas após a gestão de Ghosn. O artigo abordará, inicialmente, os aspectos teóricos relacionados à tipologia weberiana de ação social; em seguida será caracterizado o modelo multidimensional-reflexivo(OMR); seguindo-se de uma breve narrativa da trajetória históricocultural da Nissan. Na seqüência, apresenta-se a aplicação do modelo ao caso em estudo, e finalmente algumas considerações sobreas possibilidades de estruturação organizacional da empresa japonesa após a gestão do brasileiro.

2 TIPOLOGIA WEBERIANA DE AÇÃO SOCIAL

Analisar os fundamentos da tipologia weberiana de ação social representa um passo além do processo de compreensão dos conceitos principais relacionados a uma teoria desenvolvida por Max Weber. Significa desvendar as sutis variâncias surgidas na sociedade...
tracking img