Case havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a empresa

Sobre o cliente Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. A marca, que possui forte participação no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada emmais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano.

Sobre a empresa

Missão
A São Paulo Alpargatas, detentora da marca Havaianas, tem como missão “Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valorpercebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental”. Para cumprir tal missão, a empresa sustenta-se em valores como ética, inovação, satisfação dos consumidores, respeito às pessoas e comprometimento.

Visão
Ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos decalçados, vestuário e acessórios.

Microambiente

Microambient e

Atividades do mercado • Criação de calçados inspirados nas sandálias japonesas Zori, com o preço baixo. • Criação da linha Havainas Sky, voltadas para uma classe mais alta, utilizando-se de artistas para a disseminação do produto. • Eventos para a divulgação da marca no exterior (França em 2004). • Slogan “As legítimas” em respostaa oposição que estava fazendo chinelos semelhantes ao da marca.

Microambient e

Locais da empresa Investe a distribuição regional exclusiva e reduziu os canais de distribuição de massa, como supermercados e pequenas mercearias., permitindo uma segmentação tendo como alvo os consumidores de classe média, mas sem eliminar os canais populares. E após a valorização e exclusividade do produto,lojas estão sendo instaladas em pontos estratégicos visitados por apreciadores da moda.

Microambient e

Análise dos clientes Abrande todos os tipos de clientes com linhas diversificadas para atingir o público específico (4 Nite, Baby, Brasil, Top, Tradicional, Wave, etc.), com exceção de polos, que por questões climáticas não é possível o uso dos calçados. Análise dos fornecedores Kenji Microambient e

Análise dos novos entrantes Grendene, uma das maiores produtoras de calçados sintéticos, detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Ipanema Gisele Bundchen, etc. Atinge cerca de 20 mil pontos-de-venda fora do país e 60 mil no mercado brasileiro, além de uma distribuição seletiva para a marca Melissa. Contém um marketing agressivo, inovação nosseus produtos, processo produtivo diferenciado, tecnologia proprietária e solidez financeira. Produtos substitutos Ipanema, Dupé e Melissa.

Macroambiente

Macroambient e

Uma empresa deve encaixar-se no seu macroambiente. Ela interfere e é interferida por ele. As variáveis que atuam diretamente sobre a empresa não estão no seu domínio, são externas a ela. Para uma empresa internacional comoa Havaianas, que oferece produtos para todas as classes sociais em mais de 80 países, as variáveis são macroeconômicas (variação do PIB, inflação, taxa de juros [inclusive os voltados para o Brasil, por esta ser uma indústria brasileira], taxa de câmbio, etc), demográficas, governamentais, culturais, sociais e tecnologicas. O conjunto dessas variáveis atuam no design, produção, promoção e vendadas Havaianas de país para país.

Macroambient e

As ações da Havaianas para encarar esse macroambiente incluem segmentação da marca e reposicionamento internacional, rede de distribuidores, iniciativas alternativas e produtos específicos para cada país.

Composto de mkt

Produto
• Produtos específicos para cada país • Modelos e estampas variadas (seguindo a moda) • Possibilidade de...
tracking img