Case de sucesso petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Central de Cases ESPM/EXAME

CASE N.º 008

Case-Study

A transformação da Petrobras na 1ª grande multinacional brasileira

Este case enfoca as mudanças em curso na Petrobras e historia a gestão do Sr. Henri Philippe Reichstul na presidência da empresa, descrevendo as suas ações para tornar a Petrobras mais ágil, competitiva e lucrativa. O case reconhece no entanto as dificuldades do novopresidente da empresa, devido às limitações legais que pesam sobre as estatais.

Nota Importante

ESTE CASO SE DESTINA EXCLUSIVAMENTE AO ESTUDO E DISCUSSÃO EM CLASSE, SENDO PROIBIDA A SUA UTILIZAÇÃO OU REPRODUÇÃO EM QUALQUER OUTRA FORMA. DIREITOS RESERVADOS ESPM/EXAME.

Este case foi preparado sob a supervisão dos professores Alexandre Mathias Eduardo Rienzo Najjar Francisco Gracioso 1ªedição: Setembro/2000

PARA OBTER CÓPIAS DESTE E DE OUTROS CASOS DA COLEÇÃO ESPM/EXAME, DIRIJA-SE À Central de Cases ESPM/EXAME Fone (11)5085-4647 / Fax (11)5085-4646

A transformação da Petrobras na 1º grande multinacional brasileira 1
1. Breve histórico
A Petrobras, que deteve o monopólio do setor de petróleo durante 45 anos no Brasil, é atualmente a maior empresa brasileira do setor no país ea 14º em todo o mundo. A empresa foi criada em 1953 para executar as atividades do setor petrolífero no Brasil. Ao longo de quatro décadas, tornou-se líder em distribuição de derivados no país, colocando-se entre as vinte maiores empresas petrolíferas na avaliação internacional. Detentora da tecnologia mais avançada do mundo para a produção de petróleo em águas profundas, a companhia foi premiada,em 1992, pela Offshore Technology Conference (OTC). Em 1988, a União monopolizou a pesquisa e a lavra de jazidas de hidrocarbonetos fluidos, o refino de petróleo nacional ou estrangeiro, a importação e exportação de petróleo e seus derivados básicos, assim como o transporte marítimo e por dutos de petróleo e seus derivados. A Petrobras tornou-se responsável pela execução deste monopólio. Em 1997,o governo regulamentou a nova Lei do Petróleo, que abriu as atividades da indústria petrolífera à iniciativa privada. Com a lei, foi criada a Agência Nacional do Petróleo (ANP) encarregada de regular, contratar e fiscalizar as atividades do setor; e o Conselho Nacional de Política Energética – órgão formulador da política pública de energia. Neste ano, também foi iniciada a construção do GasodutoBolívia-Brasil, que além de alavancar a demanda de gás natural no País, abriu a perspectiva de novos projetos que possibilitam a integração energética e o desenvolvimento econômico do Mercosul.

2. Mudanças
O novo presidente Em 29 de março de 1999, o banqueiro Henri Philippe Reichstul chegou a Petrobras sem entender nada de petróleo. Encontrou uma empresa paternalista, com forte visão social etratamento igualitário, onde tanto a hierarquia como a simbologia de poder eram valores muito arraigados na cultura da companhia. Seu desafio era criar uma cultura empresarial que tivesse como valores a eficiência, a produtividade e a lucratividade. E, para isso, não seguiu os modismos de administração, e sim seus dois princípios básicos: bom senso e entusiasmo.
1

As informações deste case sebaseiam em diversas referências publicadas pela Revista Exame, entrevista do Sr. Henri Philippe Reichstul ao Jornal O Estado de S. Paulo, outras informações publicadas na imprensa e informações prestadas diretamente pela diretoria da empresa.

Assim, foram contratadas quatro consultorias internacionais (ver anexo I) para conhecer o que acontecia no mundo com a indústria de petróleo, qual ofuturo de gás, óleo, preço, produção, em nível internacional, como as grandes empresas estavam organizadas, sua estratégia empresarial. E, simultaneamente, verificava-se a situação da Petrobras no cenário mundial e como melhor adequá-la. Uma das primeiras providências na reestruturação foi reformular a composição do conselho da empresa (ver anexo II), com o objetivo de criar uma nova visão...
tracking img