Case de sucesso microsoft/bill gates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico
A história de como Bill Gates e a sua empresa conseguiram dominar o segmento mais lucrativo da indústria de computadores é sem dúvidas uma das mais extraordinárias histórias ligadas ao mundo dos negócios no mundo.
Bill Gates criou a Microsoft em 1975 e desde sua criação a empresa tem aumentado seus lucros ano a ano. A Microsoft é hoje uma das maiores empresas no segmento dainformática e foi a pioneira no ramo dos softwares para computadores.
A idéia inicial tinha como ponto alto a criação de sistemas operacionais para computadores da IBM, contudo, com o tempo, a empresa foi fazendo revoluções nas mais diversas áreas da informática. A primeira revolução na área dos computadores pessoais e logo após a revolução da internet. A criatividade de Bill Gates foi o que o levou a serum dos homens mais ricos do mundo, e não necessariamente a fabricação de coisas.
Gates inovou quando apostou suas fichas no mercado de softwares (programas como Windows, por exemplo) enquanto todos apostavam no mercado de hardwares dos computadores (a parte física das máquinas).

Negócio
Em janeiro de 1975 foi criado o primeiro computador pessoal chamado Altair. Gates e seu amigo Paul Allenresolveram tentar desenvolver um software para esse computador. Esse software foi chamado de Basic que nada mais era que uma linguagem de programação para computadores. Tudo nessa época era ainda muito arcaico e não tinham idéia se o programa criado pelos jovens daria certo, mas a empresa criadora do computador Altair resolveu aceitar o programa em seu computador.
Na época Bill Gates estudava emHarvard e com apenas 19 anos, resolveu abandonar a faculdade e se mudou com Paul Allen para a cidade de Albuquerque no estado do Novo México, Estados Unidos. Ali foi fundada a Microsoft empresa que pouco tempo depois fazia grande barulho no mundo da tecnologia.
No ano de 1981 a IBM decidiu lançar seu primeiro computador pessoal que causou uma revolução na indústria da informática. Naquela época,Bill Gates já tinha para si que a criação de softwares, programas para serem usados nos computadores, seria mais decisiva do que a produção de máquinas ou processadores (chips).
Gates foi dado como uma pessoa que daria um tiro no escuro. Naquela época ninguém apostava que a parte de programas seria mais importante do que os processadores que estavam sendo desenvolvidos.
A partir daí, Gates abriunegociações com a IBM e conseguiu que seu sistema operacional, o MS-DOS fosse adotado para todos os computadores produzidos pela empresa. Gates apostou tanto que a IBM pagava um valor mínimo para a Microsoft. Para Bill e Paul, só a força que tinha o nome da IBM já ajudaria na alavanca que levaria o nome da Microsoft para o alto. E essa aposta deu certo.
Não demorou muito e o MS-DOS tornou-se aplataforma padrão da indústria de computadores pessoais. A Microsoft conseguiu expandir seus negócios e com os lucros adquiridos, a empresa montou sua nova sede em Redmond, Washington.
Ali a gestão da empresa passou a ser diferente. Gates tinha para si a idéia de montar algo parecido com o Campus de uma universidade e não um lugar onde parecia ser um quartel general onde as pessoas só respeitavamordens de cima. Ali os funcionários da Microsoft podiam ir trabalhar de bermuda e até mesmo praticar esportes na quadra da empresa. Não havia horário fixo de trabalho e o prédio funcionava 24 horas por dia. Os funcionários tinham apenas que cumprir sua carga horária durante o mês e fazer seu trabalho da melhor forma possível, sem as pressões que as grandes empresas geralmente colocam em seusfuncionários. Essa gestão foi tida como outra das revoluções em que Gates apostou durante sua vida.
Com o passar do tempo o sistema operacional MS-DOS foi recebendo várias críticas por parecer estar tornando-se um programa ultrapassado. Vendo que podia perder espaço no mercado, Bill Gates resolve montar um melhor planejamento para o desenvolvimento de seu programa. No ano de 1985, entrou no mercado a...
tracking img