Case congo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO : Com base texto e no Conjunto de Indicadores responda :

1 – Qual(is) o(s) problema(s) que o país atravessa ?
2 – Que medidas de política econômica você tomaria para minimizá-los ?
3 –Você emprestaria dinheiro para a República do Congo Congo ? Por quê ?

---------------------------------- RESPOSTAS ---------------------------------------------

1 – Analisando o quadro dopaís e o texto lido, consigo notar quatro distorções econômicas na República do Congo Congo.
O primeiro problema aparente do país, segundo o texto, é em relação a crescente da Inflação, fato pelo qualestá ocasionando escassez de determinados produtos em seus pontos de venda usuais. Provavelmente tal acontecimento ocorreu devido ao superaquecimento do mercado da Republica do Congo Congo, pois ogoverno ao tentar priorizar o crescimento/desenvolvimento do país, reduziu as taxas de juros, no intuito de aumentar a circulação de moeda (consumo), e assim gerando aumento no PIB. Sintetizando, a taxade juros não está adequada para o crescimento sustentável da nação (apesar de ter tido seu lado positivo no crescimento do PIB).
O segundo problema econômico visível é referente ao déficitpúblico, ou seja o governo está tendo despesas de setor público maiores que sua receita (arrecadação de tributos), e esse mesmo problema, pode estar desencadeando o primeiro problema (inflação), pois odéficit público provavelmente desencadeou emissão de moeda, logo contribuiu para o aumento da inflação.
O terceiro problema perceptível, é a diminuição das reservas do país, que foram de 20 bilhões(2009) para 11 bilhões (2011). Quanto menor a reservas de capital, menor o controle das políticas cambiais do país, e maior a fragilidade exposta diante de uma turbulência econômica, na qual já estáacontecendo com a república em questão.
O quarto problema é referente a balança comercial, na qual está em déficit pelo segundo ano consecutivo, devido ao protecionismo envolvendo a ‘’vizinhança’’ da...
tracking img