Case CEJ009

2716 palavras 11 páginas
O gerenciamento de projetos aplicado a uma empresa júnior: um estudo de caso

Resumo:
O ambiente empresarial tem se tornado cada vez mais complexo e competitivo. Nesse contexto a atuação da empresa júnior deve acompanhar os desenvolvimentos do mercado e ao mesmo tempo consolidar sua imagem enquanto empresa competitiva e empreendedora, operando com excelência na execução de seus projetos. Para tanto essas empresas devem se apoiar em modelos de gerenciamento de projetos, buscando implementá-los e aperfeiçoá-los ao longo do tempo, medindo sempre que possível seu nível de maturidade em projetos de forma a monitorar e desenvolver suas estratégias de gestão em projetos. Partindo desse princípio, este trabalho apresenta uma análise do processo de implantação do gerenciamento de projetos numa empresa júnior, identificando seu nível de maturidade em projetos.

Palavras-chave: gerenciamento de projetos, modelos de maturidade, empresa júnior.

1. Introdução

As organizações modernas procuram a todo o momento preencher as lacunas entre o planejamento e a execução. Essa problemática pode se potencializar em se tratando da gestão de empresas juniores (EJ’s), que por sua vez, apresentam dificuldades em gerenciar tempo e qualidade devido a fatores como: a sensível relação de autoridade responsabilidade num órgão gerido por alunos, cronograma de atividade a ser conciliado com o calendário acadêmico, a alta rotatividade dos membros pode parecer, segundo Moretto Neto et al, 2004, um grande obstáculo para essas organizações, mas quando devidamente controlado e trabalhado, pode se transformar em aliado no constante aprendizado dos membros.
Adicionalmente, o ambiente de negócios cada vez mais competitivo exige das empresas juniores uma atuação profissional e excelência operacional. Tais expectativas se tornam ainda mais desafiadoras quando se deve trabalhar com recursos escassos, dado os preços competitivos praticados por empresas deste segmento e a sensibilidade da imagem atribuída

Relacionados