Case airbus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa
Nome do Aluno: Gustavo Patricio
Disciplina: Análise Econômica de Negócios
Data: junho/2011


ESTUDO DE CASO – Airbus A3XX: Developing the Word’s Largest Commercial Jet


2. Questões preparatórias (respostas)

a. Por que a Airbus está interessada em construir o A3XX? Quais são os seus objetivos?
A Airbus previa uma demanda por mais de 1.500aviões desse tipo para os próximos 20 anos e o produto que mais chegava perto para atender essa demanda era o Boeing 747, porém que ainda precisava de melhorias.
Além disso, o lançamento de um avião desse porte traria muita visibilidade para a companhia, capturando mais da metade do mercado de VSA, gerando um grande sucesso financeiro e liderança no segmento.

b. Depois de realizado o investimentono projeto do A3XX a Airbus pode ainda decidir e não construir a aeronave comercialmente. Neste caso, qual o tipo de custo representado pelo investimento no projeto? Esse custo deve ser levado em consideração na decisão de seguir em frente ou não construir a aeronave comercialmente, depois que o capital foi investido? Por quê?
Caso a Airbus optasse por não continuar no desenvolvimento doprojeto, esse custo seria irreversível. Para uma tomada de decisão ele deve ser considerado sim, pois faz parte do projeto juntamente com os custos futuros; não podemos desconsiderar custos incorridos, os quais na opção por continuidade do projeto devem ser recuperados.

c. As estimativas de demanda da Boeing e da Airbus para aeronaves de grande porte são muito diferentes. Qual a sua estimativa dedemanda por aeronaves VLA (very large aircraft) nos 20 anos seguintes à data do caso? Qual das estimativas apresentadas pelas empresas parece ser mais realista? Por que elas são tão diferentes entre si?
Minha estimativa de demanda vai de encontro aos números apresentados pela Airbus visto a coerência nas informações que me parecem mais realistas e ainda, embasado pelas previsões feitas pelas AirlineMonitor (importante periódico da indústria) com a estimativa de uma demanda, somente para aeronaves A3XX, maior que o dobro da apresentada pela Boeing.
Essas diferenças entre si, Airbus e Boeing, se devem as suposições conflitantes quanto a importância da freqüência de vôos, do incremento de novas rotas e do porte dessas aeronaves.
Por exemplo, enquanto a Boeing acredita em alternativas ponto aponto com a utilização de aeronaves de médio porte, a Airbus acredita que a economia gerada pelo porte do AX33 geraria uma melhor eficiência.

d. Quantas aeronaves a Airbus precisa vender por ano para atingir o breakeven (lucro econômico zero) no seu investimento? Esse número é maior ou menor do que a demanda total por VLA para os próximos 20 anos? Analise a sensibilidade das variáveisutilizadas para calcular o breakeven (custo de capital, preço, tributos) e verifique até que ponto as decisões seriam preservadas? Quais as situações limite de decisão? O que pode dar errado e qual a consequência?
Para atingir o seu breakeven, a Airbus precisa vender 250 aviões, porém não especifica o período necessário, contudo, esse número é bem aquém de acordo com análises de demanda nos próximos 20anos de aeronaves com capacidade para mais de 500 passageiros, feitas pela própria companhia: na ordem de 1.550 aviões, pela Boeing: na ordem de 330 e ainda pela Airline Monitor (periódico líder da indústria): de 735 aeronaves em específico para o A3XX.
Considerando que a expectativa das margens operacionais do A3XX, entre 20 e 30%, estavam bem acima das margens operacionais de 15 à 20% do Boeing747, há folga na sensibilidade de cálculo do breakeven, porém, trata-se de decisões baseadas e projeções de demanda e não se sabe ao certo se essas previsões se concretizariam, o que acarretaria em problemas sérios para o futuro da Airbus.

e. Ainda utilizando o simulador, se você fosse o governo europeu preocupado em tornar o projeto viável em qualquer tipo de situação ou resposta da...
tracking img