Case ótica diniz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso de Biblioteconomia

GABRIELA ANTUNES SOUZA LOPES
FRANCIELLY SILVA

CASE – ÓTICAS DINIZ
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Florianópolis

2011
GABRIELA ANTUNES SOUZA LOPES
FRANCIELLY SILVA

CASE – ÓTICAS DINIZ
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Trabalho acadêmico de análise da rede Empresarial das Óticas Diniz, e ainteligência competitiva utilizada como diferencial no mercado consumidor.

Profº Adilson Luiz Pinto

Florianópolis

2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INTELIGENCIA COMPETITIVA – CONCEITO 5
2.2 INÍCIO DE UMA GRANDE EMPRESA5
2.3 PUBLICIDADE 6
2.4 ATENDIMENTO DE CORAÇÃO, PRA VER VOCÊ FELIZ 7

3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS10



INTRODUÇÃO

Este trabalho traz um breve conceito de forma prática de como a inteligência competitiva pode ser utilizada.
Sem usufruir de explicações mais complexas, demonstramos a sua importância em relação a concorrência e como podemos utilizar dos erros da concorrência em benefício próprio.
Posteriormente apresentamos o Case das Óticas Diniz, analisandoa sua inteligência competitiva e quais foram os meios encontrada para se manter a frente dos concorrentes.
O atendimento de coração dado aos clientes, a frase marca registrada da empresa “pra ver você feliz” que é dita como boas vindas para os clientes que entram em contato por telefone ou que conhecem a loja. As bebidas servidas durante a compra e como esse apanhado de atitudes somampara um diferencial em relação aos concorrentes do segmento.

Palavras-chave: Inteligência competitiva, Concorrência, Ótica Diniz.

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA – CONCEITO

De forma breve, espalharemos o conceito de inteligência competitiva e de que forma ela alavanca e fornece vantagem a uma empresa no mercado competitivo.
Segundo Carlos Hilsdorf, temos que ter claro que omundo vem mudando em aceleração crescente e isso significa que a velocidade com que aprendíamos antes é insuficiente para manter os nossos diferenciais competitivos agora. Nestas condições de aceleração, a única vantagem competitiva sustentável reside em nossa capacidade de aprender mais rápido que a concorrência.
Aprenda com os acertos da concorrência, estudando-os e utilizando-os comoponto de partida para inovar o seu negócio. Vale ressaltar que a idéia não é copiar, apenas superar aquilo já proposto por outras empresas. É válido também aprender com os erros deles, afinal não há forma melhor de aprender do que com o financiado pelos outros.
Os erros da concorrência certamente custaram caro para ela, aprendendo com eles não teremos que arcar com os mesmos custos e danos,e isto é inteligência competitiva.
Então resumidamente a inteligência competitiva se define em, com base naquilo que já se sabe (inteligência), observar em especial os concorrentes, os clientes, o mercado, o cenário e as tendências e antecipar os movimentos de tendências nos cenário.
Dando continuidade a este assunto, analisaremos a inteligência competitiva da rede das Óticas Diniz.INÍCIO DE UMA GRANDE EMPRESA

Óticas Diniz e Arione Diniz, onde começa a história do sucesso da empresa.
Mais que um empresário, Arione foi a mola propulsora de um grupo que se tornou a maior rede de Óticas do Brasil. Com quase 5 mil colaboradores, mais de 200 mil óculos comercializados por mês, e mais de 500 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil. Arione...
tracking img