Casao volkswagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2

Passo 1

Consórcio Modular
O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Pode-se supor que, caso a experiência continue se mostrando bem sucedida como parece ser, poderá no futuro, tornar-se um novo paradigma do modelo de organizaçãoda produção e da organização do trabalho em diversos setores da economia mundial. O objetivo desta mudança é permitir a redução de custos e tempos de produção, aumentado consideravelmente à competitividade dos produtos, além da divisão dos investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.
Mas o que diferencia um Consórcio Modular dos demais modelos de produção?
Neste novomodelo podemos levantar várias questões ligadas à forma de Organização do Trabalho, a forma de Organização da Produção e no relacionamento entre a empresa líder do consórcio e seus modulistas e a cadeia de fornecedores. O produto final é divido em módulos e estes fornecidos e montados em conjunto por empresas, sendo que estas se encontram dentro da mesma planta, confluindo para um produto final.A empresa líder não realiza nenhum tipo de montagem, mas assegura a qualidade final do seu produto. Constitui-se, assim, um caso radical de outsourcing. Dessa forma, o processo de montagem do produto, que era de responsabilidade do fabricante, passa ser de responsabilidade do fornecedor, denominado de modulista ou consorciado. E cabe ao fabricante ter a responsabilidade da engenharia do produto,do controle de qualidade final do produto, da interface com o cliente, da distribuição do produto, da comercialização e do marketing. Os consorciados têm a responsabilidade de fornecer e montar o módulo ou sistema e garantir a qualidade dos mesmos.

O consórcio modular como fator de competitividade: um estudo de caso na Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo.

Com a crescentecompetitividade no mercado automobilístico e sua busca por melhoria nos indicadores produtivos, as empresas viram-se obrigadas a rever suas formas de relações de fornecimento e redimensionar seus arranjos industriais.
A crescente competitividade obrigou as empresas a buscar novas formas para permanecer no mercado. Baixar custos, agregar valores aos produtos, inovar processos e gestão estão entre as muitasiniciativas tomadas. Segundo Montgomery & Porter, as ações de inovação em seu sentido mais amplo podem incluir tanto tecnologias como novos modos de fazer as coisas. Entre as inovações nos sistemas produtivos na busca de maior competitividade pela redução de custos uma estratégia utilizada está o Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões Resende.
O Consórcio Modular e a Fábrica de Caminhões daVolkswagen
A constante busca, por parte das empresas nacionais e multinacionais, por vantagens competitivas, tem sido a meta no Brasil na última década. Especificamente nas montadoras. Aos poucos as montadoras foram procurando soluções para seus problemas específicos. Algumas construíram unidades em outros estados, outras cidades, buscando sempre o aprimoramento dos seus processos e serviços. Osriscos do trabalho no modelo just-in-time estavam atrelados a fornecedores responsáveis quantos aos termos de prazos e à qualidade do produto.
Diante desse cenário, a empresa Volkswagen do Brasil desenvolveu, em 1995/1996, uma forma de processo produtivo chamado Consórcio Modular. Esse sistema consiste em uma parceria entre empresa e fornecedores. Nessa parceria, os riscos e os investimentosforam compartilhados, conforme ressalta Ferro, citando Roberto Barretti, diretor geral da planta na época: “A Volkswagen é responsável pelo edifício, enquanto os parceiros são responsáveis pelos móveis”. Vale ressaltar que a Volkswagen não tinha tradição em produzir caminhões. Após a aquisição da americana Chrysler no início da década de 80, a Volkswagen participou de uma joint venture com a Ford,...
tracking img