Casamento e divorcios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casamento no Brasil

...E eles foram felizes para sempre?
Desde nossa infância quantas vezes já ouvimos falar de casamento? É comum, sobretudo entre as meninas, o sonho  de se casar, entrar na igreja decorada com flores, vestidas de branco e ser entregues a um lindo príncipe encantado que sairá em disparada em seu garboso cavalo. Mas será isso mesmo? Será que o significado de casamento seencerra aí? Melhor, será que esse conceito, tirado dos inocentes contos de fadas se aplica, em algum aspecto, á realidade?
1. O primeiro casamento na humanidade
  O casamento é uma tradição milenar, cujos relatos antecedem à era de Cristo. Se tomarmos o conceito de casamento como a união estável entre duas pessoas que se juntam com o intuito de constituir uma família, podemos atribuir á bíblia orelato do primeiro casamento.
Está no primeiro livro da bíblia, o Gênesis, do antigo testamento o relato da primeira união entre um homem e uma mulher, Adão e Eva, que foram colocados, por Deus, no jardim do Éden com a finalidade de procriar e povoar a Terra.
2. Conceito
O termo casamento é uma junção da palavra casar, que significa juntar, unir, pôr em par, e da terminação mento. Para a línguaportuguesa casamento é um substantivo masculino e significa o “ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil” (AURÉLIO, 2005).
Considerando o contexto de diversidade cultural, religiosa e sexual no qual nos inserimos atualmente, podemos buscar um conceito mais amplo e moderno que considera por casamento a união estável:legal ou não; religiosa ou não; entre pessoas de sexos opostos ou não, mas que tenha como objetivo possibilitar o convívio diário de dois indivíduos, sob o mesmo teto, constituindo-se em uma relação de afeto e amor.
3. Alguns tipos de casamentos
- Casamento avuncular - Casamento de sobrinha com seu tio materno.
- Casamento bilateral - Casamento entre primos cruzados bilaterais, ou seja: casamentodo filho ou filha da tia com filho ou filha do tio.
- Casamento matrilateral - Casamento com a filha do irmão da mãe
- Casamento patrilateral - Casamento com filha de irmã do pai.
- Casamento branco - Aquele em que não foi concebido o ato sexual.
- Casamento civil - Casamento validado por um juiz.
- Casamento religioso - Casamento celebrado na presença de uma autoridade religiosa, e que emalguns países tem efeito jurídico.
- Casamento nuncupativo - Casamento celebrado oralmente, sem mais formalidades que a presença de seis testemunhas, por haver motivo que justifique a imediata realização do ato.
- Casamento putativo - Casamento nulo ou anulável, mas contraído de boa-fé por ambos os cônjuges ou por um só deles.
- Casamento de polaco - Matrimonio celebrado entre colonos poloneses,ou seus descendentes, que dura no mínimo três dias, com muita dança e comida farta, quando os noivos angariam dinheiro por meio de várias brincadeiras.
4. O casamento no Brasil
No Brasil a instituição casamento já esteve em alta e em baixa. Desde o início de nossa história até meados do século XX o casamento era o bem mais desejado por qualquer moça, fosse de origem rica ou pobre, fosse defamília ou mesmo de vida fácil. O motivo? Herdeiros de uma cultura européia religiosa e tradicional onde a mulher é vista como reprodutora (mãe), esposa, dona de casa e nada mais há que se compreender o desespero dos pais ao encaminhar suas filhas, que nem bem entravam na puberdade, para o casamento. Desespero maior ainda era o daquelas que ficavam “pra titia” ou “encalhadas” – termo usadopejorativamente em relação às moças que cruzavam a linha dos 18 ou 20 anos sem se casar.
A partir do final do século XIX, com a introdução, no Brasil, do Capitalismo e a conseqüente procura por mão-de-obra as mulheres foram pouco a pouco buscando novos horizontes e o casamento já não era mais encarado como a única alternativa digna.
A mudança dessa perspectiva do casamento como filosofia salvacionista das...
tracking img