Casal gilbreth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





Neste trabalho iremos abordar a vida de Frank e Lilian Gilbreth, um casal, criativo e muito preocupado com as condições de trabalho da empresas, que só visavam o lucro e não as pessoas. Sendo assim desenvolveram formas de trabalho para melhorar as condições de trabalho da época, visando um melhor rendimento, evitando desperdício de tempo e movimento e consecutivamenteaumentando os lucros das empresas.










Administração cientifica

Graças ao engenheiro Frederick W. Taylor a Administração cientifica se tornou uma ciência, para melhorar e ampliar as vendas de cada empresa, com base em anos de estudos, ele criou essa teoria, para melhor utilizar o tempo e movimento de cada trabalhador, e assim aumentar a produtividade e lucros para cada empresa, essateoria ainda hoje é usada por muitas empresas com modificações trabalhistas para a época atual.
Taylor com seus estudos melhorou a qualidade trabalhista dos colaboradores e gestores, ele beneficiou a todos por meio de seus estudos e analises. Ele calculou e estudou todos os movimentos e o tempo que cada colaborador realizava sua tarefa, e implantou padrões para melhor utilizar o tempo e assimproduzir mais.
Com este novo conceito, ele sugeriu que aumentasse os salários dos trabalhadores mais produtivos, resultando em maior produção, diminuindo os preços para os clientes como desta forma a produção e as vendas aumentariam, resultando em maiores lucros aos patrões.
Essa teoria era baseada em quatro (4) princípios:
1) Desenvolver uma ciência da administração para determinar o melhormétodo para cada tarefa.
2) Selecionar cientificamente cada trabalhador para que cada um seja colocado na tarefa para qual tem mais habilidade.
3) Educação e desenvolvimento cientifico do trabalhador.
4) Cooperação e relação amigável entre administração e empregador.
Taylor naquela época, não se importava muito com a saúde dos colaboradores e gestores o importante era sempre produzir para asempresas. Quanto mais produzir melhor, com essa teoria sendo usada nas empresas e indústrias a produção aumentou consideradamente, ate chegar um ponto que os sindicatos estavam se opondo ao método usado, prevendo possíveis demissões e falta de emprego.
Neste método implantado, acabaram chegando a uma conclusão, onde os colaboradores que diariamente batendo sua cota ou meta ganharia umabonificação (comissão) e o gestor por sua vez em cima de cada colaborador também e se toda a equipe toda chegasse ao objetivo antes do prazo determinado pelo diretor e com a produção acima do esperado todos ganhariam uma bonificação extra.
Hoje é conhecido como remuneração comissionada, mas houve adaptações para a época.

Frank Bunker Gilbreth

Nasceu em 1868, em Fairfield, Maine, iniciou-se comoaprendiz de ladrilheiro. com a inspiração ao trabalhar como engenheiro em Nova York City e tornou-se um construtor de sucesso em Boston (1895-1911).
Gilbreth começou a fazer observações nos movimentos dos trabalhadores em uma construção, aos 27 anos na função de superintendente em uma empresa de construção, indo muito além da construção civil.
Com meio de aumentar produtividade e a qualidade, Gilberthpartiu do principio de que administração cientifica deve ser baseado em medições reais e não em opinião pessoais, o que era muito comum na época. O seu objetivo básico era fazer a eliminar o desperdício, procurando atingir os fins da empresa com o menor gasto de tempo e de esforço, tendo em vista, minimizar os movimentos desnecessários, desordenados e ineficientes.
Iniciando-se no negócio deconstrução civil, observou os operários utilizavam três diferentes conjuntos de movimento para assentar tijolos:
· um conjunto para ensinar a pessoa a assentar tijolos;
· um segundo contento para trabalhar em ritmo lento,
· e um terceiro para trabalhar um ritmo rápido.
Foi daí que surgiu o interesse de estudar uma forma de evitar os movimentos desnecessários e aumentar a produtividade dos...
tracking img