CasaEames

837 palavras 4 páginas
3 Capa da edição onde foi publicada pela 1º vez a Eames House Fonte: www.loc.gov

A revista Arts & Architecture, sob coordenação do seu diretor John Entenza, promoveu, entre 1945 e 1965, através do programa Case Study Houses – CSH, a construção de uma série de casas-modelo em Los Angeles (CA). Certamente um dos episódios mais ricos e instigantes da História da Arquitetura Moderna, propunha residências unifamiliares nas quais, em conformidade com os ideais modernos, fossem incorporados novos materiais da indústria, sobretudo metais e vidros, como componentes préfabricados, visando baixo custo e flexibilidade de soluções. Os primeiros anos do programa foram marcados pela improvisação. Poucos projetos foram realizados, por falta de clientes ou de terrenos, alguns sofreram muitas modificações devido ao racionamento de materiais e outras dificuldades do pós-guerra. Em 1946 Charles e Ray Eames são convidados a participar do concurso Casa de Estudo.

A casa está localizada dentro de um cluster, com mais duas outras residências unifamiliares , todas elas pertencentes ao programa Case Study House. A casa Eames não é visivel da rua, sendo acessada por um caminho privado a partir do Boulevard Chautauqua. Na entrada deste caminho há uma placa indicando os números das casas 201 (Entenza) e 203 (Eames)10 . Os Eames, proprietários da casa 8.

4 Implantação Eames House
Fonte: Eames Foundation – PDF Informativo

O terreno é irregular, embora predominantemente plano, mas tem uma encosta íngreme elevando-se no lado ocidental. O tratamento paisagístico protegeu a casa de seus vizinhos, deixando-a apenas aberta, à época, para o vizinho Entenza e para obter a visão do mar abaixo.

5 Implantação Eames House – Foto Aérea
Fonte: Eames Foundation – PDF Informativo
Esse proteção paisagistica que promove mais privacidade a edificicação e seus proprietários, podemos notar esse tipo de tratamento na Casa da Cascata e na Casa Farnsworth que além de estarem no meio de um terreno mais

Relacionados