Casa verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de juntar as escovas de dentes, veja o que considerar na compra de um imóvel
A decisão de comprar uma casa ou um apartamento em conjunto vai muito além do romantismo: organização e planejamento são fundamentais:

Quem casa, quer casa. O dito popular é antigo, mas ainda vale como nunca. Se você está pensando em juntar as escovas de dentes com seu parceiro, saiba que essa decisão vai muitoalém do romantismo. Organização e planejamento são fundamentais na hora em que um casal decide comprar um imóvel.
Confira algumas dicas sobre como lidar bem financeiramente com essa nova fase do seu relacionamento:
O que devo levar em consideração na hora de comprar um imóvel?
O portal Imovelweb criou uma lista para seus clientes com os itens básicos que devem ser considerados na hora decomprar uma casa ou apartamento. Nunca esqueça que antes de ser o primeiro passo para se formar um lar, a compra de um imóvel é um investimento!
Localização: proximidade de transporte público e hospitais, escolas e comércios na vizinhança são fatores positivos. A facilidade de acesso à escola dos filhos e ao trabalho dos pais também conta a favor. Uma boa dica é visitar o local à noite econversar com os futuros vizinhos sobre o bairro.
Conservação: observe o estado do imóvel e, se for o caso, do condomínio como um todo. Pintura, piso, azulejos e áreas comuns: tudo tem que estar com a manutenção em dia!
Valor do imóvel e do condomínio: apesar de geralmente oferecerem maior conforto, imóveis e condomínios de valores elevados são mais difíceis de vender ou alugar em caso denecessidade. Avalie o custo benefício e lembre que esse é apenas o primeiro imóvel de vocês. No futuro, com a vida financeira melhor estruturada, vocês podem muito bem adquirir um outro de maior valor. Veja aqui mais dicas.
Qual será a participação de cada um na compra?
Isso varia de casal para casal e da realidade financeira de cada um. O ideal é que cada um entre com 50% de participação, mas nemsempre isso é possível.
Assim, a advogada Daniele Akamine, especializada no ramo imobiliário, recomenda que o mais importante é o casal deixar a vergonha de lado e conversar abertamente sobre isso. "Definir qual será a participação de cada um na compra do bem e entrar no negócio já ciente de que em caso de separação será necessária uma partilha justa", comenta.
Com quem fica o imóvel em casode separação?
Em vez do tradicional "felizes para sempre", Vinícius de Moraes tem uma ideia diferente sobre a união de duas pessoas, que também é romântica, mas um pouco mais realista: "que seja eterno enquanto dure". O amor acaba, mas o dinheiro não. Quem fica com o apartamento?
Existe uma série de possibilidades, mas em separações amigáveis, o apartamento pode ser vendido e o dinheirodividido de acordo com a participação de cada um na compra do imóvel. Já em caso de separação litigiosa, a situação muda e vários fatores pesarão: quem vai ficar com os filhos e se o dinheiro para a compra do imóvel veio de uma herança ou bem individual adquirido antes da união, por exemplo.
Quanto preciso dar de entrada para financiar um imóvel?
Hoje é possível financiar 100% de um imóvel, mas,definitivamente, essa não é a melhor opção financeira. O raciocínio é simples: quanto mais dinheiro você conseguir guardar para dar a entrada, menor poderá ser o valor financiado e, consequentemente, sua duração e os juros pagos. Pressa e compra de imóvel não combinam: quando você contrai uma dívida, paga juros, mas quando investe o dinheiro para comprar no futuro, recebe juros.
O padrão domercado atual é reservar 20% do valor do imóvel para a entrada, mas o economista da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finaças), Miguel José Ribeiro de Oliveira, avalia que, quem tiver condições, deve oferecer em torno de 40% de entrada.
É importante lembrar que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado tanto para a entrada quanto para amortizar o saldo devedor do...
tracking img