Casa sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O meio ambiente vem sendo palco de muitas atrações nos últimos tempos. As atividades humanas vêm sendo desenvolvidas numa intensidade e velocidade sem precedentes na história ambiental do planeta.
Nesse contexto, os problemas ambientais vêm sendo discutidos diariamente nas mais diferentes instâncias, com diferentes graus de profundidade e de alarmismo, para medo de uns e alegria deoutros. A preocupação com as atitudes individuais vem sendo mais cobrada, bem como a mudança do nosso comportamento em relação ao meio ambiente. Sendo assim, a única forma de mudar o comportamento da sociedade dá-se no âmbito da educação. As pessoas devem ser educadas para entender, aceitar e adotar esses novos hábitos. É conscientizando toda a população dos graves problemas que temos enfrentado, bemcomo as suas razões e as possíveis soluções, que conseguiremos reverter o quadro de degradação generalizada dos recursos naturais, para que se possa assegurar que as gerações futuras não serão privadas desses recursos, tal como prega o princípio do desenvolvimento sustentável.
A idéia da proposta é que as edificações, pelo menos as residenciais, sejam projetadas levando em consideração osconceitos e princípios desenvolvidos pela sustentabilidade, de forma a minimizar os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente.
Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto sustentável a fim de consolidar o mercado econômico com projetos sustentáveis. Trata-se de um projeto na área da engenharia civil, alto sustentável, de fácil implantação e financeiramente viável.

PALAVRAS- CHAVES: Sustentabilidade, Marketing Ambiental, Segmentação de Mercado.

INTRODUÇÃO
Várias construtoras investem hoje no desenvolvimento de projetos que incorporam melhorias em eficiência energética. Políticas públicas incentivam a adoção de padrões inovadores para utilização de resíduos sólidos e evitar o desperdício de água. Diversas edificações no país foram classificadas a partir decritérios de sustentabilidade ambiental. A própria indústria de construção criou modelos para a produção de cimento e outros materiais de forma sustentável.
No setor da construção civil, a conscientização do consumidor é mais fácil, porque essa é uma indústria que vai gerar mais economia para seus clientes. Por isso, a indústria não quer ficar fora do mercado da construção sustentável.
A economia deenergia, o aumento de produtividade, a redução da criação de lixo, a conservação da água e outros benefícios de imóveis sustentáveis em prédios já existentes são muito superiores aos benefícios possíveis de novas construções sustentáveis. Caso um prédio seja projetado e construído da maneira correta, ele irá fornecer vários anos de ambiente de trabalho saudável, eficiente e limpo.

PRODUTO:CASA SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PROJETUAIS
As diretrizes principais constituíram-se no uso de materiais construtivos renováveis - na medida do possível -, aproveitamento dos condicionantes naturais (sol e vento), no tratamento dos resíduos oriundos do uso e na busca de racionalização e eficiência energética.
O PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto arquitetônico deve levar em consideração diversasvariáveis para sua proposição, devendo-se levar em consideração principalmente as condições climáticas do local, buscando o aproveitamento dos condicionantes naturais e assim melhor eficiência energética, além de materiais e mão-de-obra locais, e o conhecimento do lote e seu entorno.
A partir do estabelecimento das diretrizes projetuais, buscou-se elaborar um programa que permitisse odesenvolvimento das atividades previstas e a composição arquitetônica com o máximo de flexibilidade, interação entre os ambientes e que servisse como referência demonstrativa do potencial estético do sistema básico adotado.
Implantação
 Deve-se incentivar o aumento da taxa de permeabilidade, tornando o ambiente de implantação com maior área de absorção.
 A implantação deve priorizar manter o desnível...
tracking img