Casa sustentável

Páginas: 10 (2410 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Fundação Mineira de Educação e Cultura
Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Arquitetura e Urbanismo





TP 01 – PROTEÇÃO AMBIENTAL:
CASA SUSTENTÁVEL








Lívia Leite
Paola Duarte








Belo Horizonte
2009
Lívia Leite
Paola Duarte









TP 01 – PROTEÇÃO AMBIENTAL:
CASA SUSTENTÁVEL





Trabalhoprático I apresentado à disciplina de Proteção Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da FUMEC – 1º/2009.






Belo Horizonte
2009

“O empreendimento mais do que simplesmente favorável à natureza, tem que estar enquadrado no conceito de sustentabilidade , é preciso que ele esteja enquadrado em alguns parâmetros básicos. São eles:Ser ecologicamente correto; ser economicamente viável; ser socialmente justo e ser culturalmente aceito.”
Carlos Abreu –O CONCEITO DA SUSTENTABILIODADE EM EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, disponível em http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/conceito-sustentabilidade, acessado 06/06/2009
OBJETIVO

O objetivo desse trabalho prático apresentado a disciplina de ProteçãoAmbiental, é desenvolver um projeto sustentável, que se adeque aos 12 conceitos de sustentabilidade para uma residência.
O trabalho prático tem como objetivo desenvolver e voltar o olhar de nós alunos enquanto futuros arquitetos a questões tão atuais como a sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

“O termo sustentabilidade aplicado à causa ambiental surgiu como um conceito tangível na década de 1980 porLester Brown, que foi o fundador do Wordwatch Institute. A definição que acabou se tornando um padrão seguido mundialmente com algumas pequenas variações representa o seguinte: Diz-se que uma comunidade é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidades de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam. Da mesma forma, as atividades processadas por agrupamentoshumanos não podem interferir prejudicialmente nos ciclos de renovação da natureza e nem destruir esses recursos de forma a privar as gerações futuras de sua assistência.”
Carlos Abreu –O CONCEITO DA SUSTENTABILIODADE EM EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, disponível em http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/conceito-sustentabilidade, acessado 06/06/2009
“Indiscutivelmente, a maiorcontribuição que se pode esperar da indústria da construção civil em favor do desenvolvimento sustentável está na própria concepção dos empreendimentos, isto é, na elaboração dos projetos, em especial de arquitetura. Por mais que se implemente o uso sustentável da madeira, a especificação de materiais ecológicos ou o gerenciamento de resíduos, se o projeto não partir de conceitos que busquem aminimização de recursos, a eficiência energética, o conforto ambiental e a adequabilidade das tecnologias à realidade local, qualquer esforço adicional será inócuo.
A própria Lei de Licitações, instrumento que orienta toda a contratação de serviços e obras de engenharia na administração pública, define como Projeto Básico (art. 6º, inciso IX): “conjunto de elementos necessários e suficientes, comnível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento.
No art. 12 da mesma lei são apresentados os requisitos mínimos que devem ser observados na elaboração dosprojetos básicos:
I - segurança;
II - funcionalidade e adequação ao interesse público;
III - economia na execução, conservação e operação;
IV - possibilidade de emprego de mão-de-obra, materiais, tecnologia e matérias-primas
existentes no local para execução, conservação e operação;
V - facilidade na execução, conservação e operação, sem prejuízo da durabilidade da obra ou do serviço;
VI -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • casa sustentavel
  • Casa sustentável
  • Casas Sustentável
  • Casa sustentável
  • Casa sustentável
  • Casa sustentável
  • CASA SUSTENTAVEL
  • “Casa sustentavel.”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!