Casa robie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação Cliente: Frederick C. Robie House

Localização: Chicago, Illinois, EUA

Data projeto: 1908

Data construção: 1909-10

Tipo de edifício: Residência

Arquiteto: Frank Lloyd Wrigh

A Casa Robie foi desenhada enquanto o arquiteto vivia e trabalhava na sua casa e estúdio em Oak Park (1889-1909).
Frank Lloyd Wright construiu esta casa em um município que era próspero na épocae próxima à universidade de Chicago. A sintonia entre o arquiteto e o cliente foi completa e a obra custou mil dólares a menos do que o previsto.
A construção começou em Março de 1909 e foi entregue em Junho de 1910. A harmonia entre o cliente e Wright foi absoluta. Serviu como residência privada até 1926, quando foi vendida ao Seminário de Chicago. Foi ameaçada de demolição em 1957, no entanto,Wright se opôs, conseguindo com que isso não ocorresse, sendo a casa comprada pela Webb and Knapp - firma encarregada da renovação urbana em volta do Hyde Park – no mesmo ano.
Em 1963 foi doada pela firma à Universidade de Chicago e designada como marco histórico nacional.
Em 1992, a Universidade contatou a Frank Lloyd Wright Preservation Trust para iniciarem o restauro do edifício, que seiniciou em 1997 e tem previsão de 10 anos para a conclusão.

As Casas da Pradaria atingiram o auge com a Casa Robie, que se situa na cidade. Ali, a pradaria estava de fato dentro de casa - era parte da filosofia arquitetônica.
A casa exige um pessoal de serviço (leia-se empregados): perceba que no hall de entrada se tem acesso apenas pela garagem, o que implica que as visitas e os convidadostenham que chegar obrigatoriamente com carro e motorista.

Na casa Robie, Wright fugiu dos grandes halls de entrada e dos espaços agrupados que se tinha o costume de usar em Chicago. A organização da sala de estar e a de jantar no pavimento superior, junto aos beirais e aos terraços que se projetam por cima da calçada demonstram uma solução mais convencional e acentuam a volumetria característica daarquitetura de Wright.
No sistema construtivo, se destacam as paredes da obra visíveis, o detalhe da pedra natural nas próprias paredes e a cobertura com pouca inclinação cuja estrutura complexa permite grandes vãos.
O primeiro pavimento é uma composição linear que junta a sala de estar com a sala de jantar, apesar separá-las com uma lareira e uma escada que integram um elemento estrutural bemmaciço. O baixo pé direito existente na área logo ao lado da faixa continua de janelas influi na composição da planta, porém essa dimensão aumenta no centro da sala de estar, estabelecendo uma hierarquia diferente ao longo do volume.

O interior reflete, sem interferência, a horizontalidade da cobertura. Quatro vigas de aço soldadas e longitudinais, com cerca de 30 metros de comprimento, corrematravés desta e permitem a sua ampla projeção. A sala de jantar e a de estar, separadas pela escada e pela lareira, voltam a ligar-se por meio da ampla banda de janelas o que, do ponto de vista ótico, engrandece ambas as salas.

“A gente mora no campo. O campo tem uma beleza bem característica. A gente deve reconhecer e acentuar essa beleza natural, sua extensão tranqüila. Logo, os telhados cominclinação leve, as pequenas proporções, as silhuetas leves, as chaminés maciças, os beirais protetores, os terraços baixos e as paredes externar adiantadas que limitam os pequenos jardins.” (Frank Lloyd Wright)

http://casarobie-wright.blogspot.com/
em 28/02/2011
-------------------------------------------------

Frederick C. Robie House é uma casa tombada pelo patrimônio históricodos Estados Unidos localizada na 5757, S. Woodlawn Avenues, no subúrbio denominado Hyde Park ao sul de Chicago, Illinois. Foi projetada e construída entre 1908 e 1909 pelo arquitetoFrank Lloyd Wright e é reconhecida como o melhor exemplo se suas obras do período da Prairie School, o primeiro estilo arquitetônico genuinamente americano. Foi designada como marco histórico americano, em inglês National...
tracking img