Casa kaufmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por objetivo iniciar os alunos a prática de pesquisa, aprofundar o conhecimento o tema da disciplina (moradias unifamiliares) e ampliar o repertório de referências arquitetônicas. Serão mostrados assuntos referentes ao arquiteto Ricahrd Neutra como suas obras e uma breve bibliografia, e principalmente sobre sua famosa obra: a Casa do Deserto, tais como seusconceitos, principais materiais utilizados pelo o arquiteto, espaço, localização, situação atual dentre outras.

2. Richard Neutra
Richard Joseph Neutra um dos maiores influenciadores da arquitetura moderna nasceu em Viena na Áustria em 8 de abril de1982 e morreu em 1970 em Los Angeles. Formou-se em 1917 na Academia Técnica de Viena onde conheceu Adolf Loos um dos mais importantes arquitetos daarquitetura moderna. Trabalhou na Alemanha e em 1923 mudou-se para America,
Dentre seus projetos mais importantes estão Lovell House (1929), dita como uma nova visão de arquitetura. Outro projeto importante foi a Moore house (1952). E a Famosa Kaufmann Desert House conhecida como a Casa do Deserto. Que foi uma das mais importantes do século 20 nos EUA e ficou entre os mais tops de Los Angeles.Neutra tinha uma atenção maior com as verdadeiras necessidades de seus clientes, chegava a usar questionários detalhados para saber o que realmente os proprietários precisavam, não impondo sua visão artística. Na arquitetura doméstica ele misturava conforto paisagem, arte e prática.
“Colocar o homem em contato com a natureza; é a maneira dele melhor desenvolver e sentir-se em casa”. RichardNeutra.

(Imagem 1: Richard Neutra)
3. Kaufmann Desert House
3.1Tipologia e Conceito:
Encomendada por J. Edgar Kaufmann que desejava um repouso confortável que permitisse passagem da luz em abundancia, Kaufmann House, conhecida também como Casa do Deserto, foi uma das mais famosas e ultimas obras deRichard Neutra, projetada originalmente em 1946 com 297 m2 de área e construída na cidade de Palm Springs EUA.



(Imagem 2: Casa kaufmann desert House)

Uma casa de férias com cinco quartos e cinco banheiros que foi criada para dar ênfase as condições adversas do clima e paisagem do deserto. Neutra se preocupava com a modulação dosol e da luz o que fica bem visível na Casa do Deserto. E projetou uma casa onde os planos horizontais das coberturas pareciam flutuar sobre paredes de vidros, dando leveza ao conjunto. Com pouca alvenaria e com cores e textura de pedra a casa quase se fundia com a paisagem ao seu redor. Com um terraço no pavimento superior acessado por uma escada externa e a não ser por isso foi quase todoconstruída numa única planta. Tinha ainda uma piscina ao lado da casa que refletia sua estrutura.
Como a planta tem forma parecida com uma cruz, permite que ambos os lados recebam luz e ventilação.

(Imagem3: Vista aérea) (Imagem 4: Planta Baixa)

(Imagem 5: Elevações) (Imagem 6: Fachadas)3.2 Materiais:
Os materiais básicos da casa do Deserto foram o vidro, a pedra, o alumínio e o aço. As cores tinham os tons do ambiente natural, oferecidas pelo deserto.
O arquiteto utilizou a pedra natural Utah, esculpida cuidadosamente, nos interiores eexteriores criando um efeito de claro-escuro. O aço foi utilizado nos suportes das janelas que contornavam a casa deslizando para o jardim. Os vidros foram usados nas portas de correr que havia na maioria das paredes da casa. No terraço, como brises, era usado o alumínio, para a proteção contra o calor excessivo e tempestade de areia.

(Imagem 7: Pedras esculpidas no interior e exterior da casa)...
tracking img