Casa grande senzala versao quadrinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por seu clima e por suas condições geográficas, Portugal era mais aproximado da África do que da Europa. E a paisagem

Foi justamente a influência dos trópicos, sobre os homens e valores do Velho Mundo, que amoleceu a dureza e a rigidez de certos costumes europeus, predispondo, assim, o p o r t u g u ê s para uma colonização que exigia, t a m b é m , a d a p t a ç ã o e

01

O Brasil erauma continuação da África ou da índia. A própria mulher indígena, de pele morena, lembrava a "moura encantada" — essa espécie de sereia das lendas e das tradições lusitanas. Sobretudo quando se banhava nos rios.

É verdade que a vida, no Brasil, teria de ser diferente da vida levada na África ou na índia. Agora, n ã o bastava apenas comprar e vender mercadorias.

Era preciso fundar uma novasociedade, com base no labor agrícola, no trabalho escravo e na família estável. E isso não foi muito fácil, apesar da experiência que o p o r t u g u ê s tinha do clima ou do meio tropical.

O trigo, por exemplo, teve que ser substituído pela farinha de mandioca. O solo, exceto em alguns dos seus trechos de terra preta ou roxa, estava longe de ser a maravilha onde bastava plantar para produzirtudo.

... nas lagartas de raça, nos mi e em outras pragas.

A tal respeito, o colonizador inglês, nos Estados Unidos da América, levou vantagem sobre o colonizador p o r t u g u ê s . Na colónia de Nova Iorque, a farinha de trigo era fabricada à moda da Europa, com moinhos e outros materiais do tipo europeu.

Mesmo os grandes rios eram, pelo menos no c o m e ç o , de pouco proveito. Só ospequenos rios serviam melhor ao colono, moendo a cana-de-açúcar, regando os canaviais, transportando as mercadorias. Rios do tipo do Una, do i Serinhaém, do Paraíba, do Ipojuca.

* Nome dado aos reis ou chefes de tribos

africanas.

E índios, dormindo em redes ou no chão...

... e alimentando-se da caça ou da pesca.

Para traficar, apenas pau-de-tinta, Deles, sagiiis e papagaios.•Vi.;:-'*' "'"J^íninm'1'rrrrat'if *

04

Por outro lado, a colonização do Brasil teria sido uma obra mais de particulares do que do governo português. São os portugueses os primeiros colonos europeus que se estabelecem, na América, em verdadeiras colónias, vendendo, para tal fim, tudo o que possuíam nas sua terras de origem.

As primeiras mães de família, as primeiras sementes, o primeiro gado...as primeiras moendas de açúcar

.... os primeiros animais de transporte, as primeiras plantas alimentícias, os primeiros instrumentos agrícolas...

Caraterizavam o sistema colonial p o r t u g u ê s os seguintes elementos: a exploração da riqueza vegetal; a agricultura; o sistema de sesmarias (terrenos concedidos, sob certas c o n d i ç õ e s , a quem os quisesse cultivar)...

Amonocultura* da cana-de-açúcar, feita, em grande escala, na Bahia, no Maranhão e em Pernambuco, concorreu, de modo geral, para um regime alimentar deficiente: poucas frutas, legumes raros, carne de boi má e em pouca quantidade. Os colonos davam-se ao luxo de mandar vir de fora numerosos víveres, quase sempre de conserva e de pouco valor nutritivo.
* Cultura exclusiva de um produto agrícok

O PadreFernão Cardim, que visitou o Brasil na segunda metade do século XVI, diz que fora recebido nas fazendas e nos colégios dos jesuítas com mesa farta e leitos macios. Mas isso, se n ã o é exagero, parece ter sido uma exceção.

•5\

V
Os próprios senhores de engenho, alguns havia que usavam, quando a cavalo, estribos de prata... .. mas viviam em casa como uns franciscanos — descalços e de chambres dechita.

07

O escravo negro era relativamente bem alimentado, concorrendo para melhorar a dieta do colono branco com a i n t r o d u ç ã o , entre n ó s , de preciosos frutos ou vegetais, vindos, por seu i n t e r m é d i o , da Africa. Outros alimentos, trouxe-os o p o r t u g u ê s do Oriente.

A sociedade brasileira foi, em toda a América, a que melhor manteve em harmonia as...
tracking img