Casa farnsworth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa Farnsworth
Ficha técnica:
* Arquitetos: Mies van der Rohe
* Ano: 1951
* Endereço: Plano Illinois Estados Unidos da América
* Tipo de projeto: Residencial
* Status: Construído
* Materialidade: Metal e Vidro
* Estrutura: Aço
* Localização: Plano, Illinois, Estados Unidos da América
* Implantação no terreno: Isolado

* Uma casa de campo feita de açoe vidro. A ideia podia parecer estranha, afinal ainda hoje esse tipo de construção está associado a técnicas mais rústicas e materiais tradicionais. O ar tecnológico da combinação aço vidro, tipicamente modernista, começava a ser visto em arranha-céus, mas não em áreas rurais na década de 1950. O resultado da ideia inusitada, porém, foi um sucesso.  Originalmente construída para o veraneio damédica americana Farnsworth, a casa hoje é um museu aberto à visitação de todos que apreciam a melhor arquitetura.
* Linhas retas, horizontalidade, ausência de ornamentos, grandes áreas envidraçadas, cobertura horizontal, estrutura em aço, simplicidade, elegância e funcionalidade. Todos os elementos do estilo de Mies van der Rohe estão presentes na casa Farnsworth. Sua área de 140 m2 é modesta epensada para um casal. Não há compartimentação em cômodos, exceto pelo banheiro, a única parte fechada da casa. O paralelo mais óbvio que se pode traçar é com a casa de vidro de Philip Johnson e, talvez, com a casa de canoas de Oscar Niemeyer.

* A ausência de divisórias tem a ver com o despojamento modernista, mas também com versatilidade, já que permite o rearranjo rápido dos espaços. Asáreas envidraçadas talvez incomodem aqueles que pensam na casa como refúgio da privacidade, mas como se trata de uma casa rodeada pela natureza e não por vizinhos fofoqueiros faz mais sentido pensar que os olhares se projetam de dentro para fora. A ideia do vidro é proteger contra as intempéries sem obstruir a visão e dar a sensação de que o ambiente interno se integra ao externo. A construção elevadasobre pilares metálicos causa um efeito estético, obviamente, mas sua função  é proteger a casa das inundações, já que o sítio onde foi construída está às margens de um rio ( rio Fox).  Mesmo assim, desde que foi construída mais de uma vez a casa foi alcançada pelas enchentes. Pois é, a tecnológica casa Farnsworth é uma palafita de aço. O acesso principal à casa se dá por dois lances de escadaintercalados com um deck que levam à varanda construída parcialmente em balanço. Na parte central da casa fica o bloco que aloja a mobília de cozinha, o banheiro, a lareira e os armários. Projeto elegante, funcional,  simples e antenado com a evolução tecnológica da época. Um genuíno Mies Van de Rohe.

* Imagem – Planta Baixa - Casa Farnsworth, Illinois (1945-1950)

* A casa éconstituída por duas lajes de concreto armado, sustentadas por oito pilares de aço. O piso é suspenso, suportado por estes pilares, como se a casa flutuasse sobre o terreno. A cobertura é uma laje como a do piso. As paredes externas da residência são de vidro e as internas de madeira.








Planta baixa






*Imagem Interna da casa


Polêmicas
* O custo total da obra foi orçado em 72.000 USD em 1951, o que equivale a aproximadamente 500.000 dólares de 2005. As despesas adicionais não previstas e conflitos pessoais entre a Dr. Edith Farnsworth e Mies levaram a um processo judicial: Farnsworth alegou que a residência era inabitável. Mies não só concordou com a afirmação como respondeujustificando o projeto como o de uma residência de férias, sendo essencialmente uma experimentação artística. Além disto, Mies conseguiu provar que Farnsworth havia aprovado seus estudos, o que fez com que van der Rohe vencesse no tribunal.
* Parte do protesto promovido por Farnsworth contra Mies incluía um apelo nacional para chamar os críticos de arquitetura em seu favor e a denúncia de Mies van...
tracking img