Casa em regensburg arquiteto thomas herzog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra: Casa em Regensburg 1977-1979

Situada entre uma série de edifícios de vários andares datando dos anos 1950, o terreno fica dois metros abaixo do nível da rua e se distingue por um grupo de altas árvores e um pequeno córrego. Em resposta a estas restrições, a casa foi voltada para o jardim.
A linha do telhado inclinado vai até o chão na forma de uma vidraça diagonal, então as áreas deterraço e os espaços de plantas ao sul da casa funcionam como zonas de temperatura intermediárias. Esses espaços não são adicionados na frente da casa, mas formam uma parte integrante do layout.O design reflete a implementação coerente de requisitos funcionais, sobretudo o uso de energia solar e a ligação entre os espaços internos e as áreas externas cuidadosamente projetadas ao redor da casa.
Olayout é dividido em uma série de zonas paralelas. Ao longo da face norte da casa há uma rota externa de acesso.Dentro da casa deste lado há uma área contendo espaços e instalações auxiliares de serviço. Esta área é unida a uma zona virada para o sul na qual os principais cômodos estão localizados. Estes, por sua vez, dão para espaços de estufa, voltados para o jardim.
No inverno, as áreasenvidraçadas da casa servem como meio direto para explorar a energia solar. Os cômodos de uso permanente, portanto, se situam entre a zona ao norte, que é fortemente isolada e contém espaços auxiliares, e a zona tampão ao sul, onde a energia solar é aproveitada. Elementos envidraçados deslizantes permitem que as áreas habitadas se estendam às estufas. O chão sólido da casa e as áreas de cascalho nasestufas podem ser usados como armazenamento temporário de energia térmica. O calor armazenado desta forma é liberado para a casa à noite. Ganhos térmicos excessivos podem escapar através de grandes aberturas de ventilação nas áreas envidraçadas. As árvores, que também formam uma parte integral do conceito de design, fornecem sombra no verão.

As grandes áreas envidraçadas sugerem que as mudançasnas condições climáticas – chuva, garoa etc. – são intensamente vividas internamente. A neve faz com que a casa fique “cega” até que a neve derreta e deslize pela superfície exterior, limpando o vidro neste processo.
A seção transversal triangular garante uma forma de desviar ovento. Por causa do elevado nível do lençol freático, a casa foi fixada em pilares. Essa elevação também evita que a casaaqueça excessivamente. A superfície posterior da parede exterior é formada por uma chapa de pinho de Oregon.Detalhes técnicos e de construção foram deixados deliberadamente expostos e integrados à ordem geométrica da casa, conferindo-lhe um efeito estético próprio.

Materiais empregados na obra:
A utilizacao da madeira e vidro :
Há uma série de propriedades específicas que fundamentam aeleição da madeira e do vidro.
No uso da madeira em construçoes podemos destacar uma produção com baixo impacto ambiental; elaboração e transformação sem um consumo significativo de energia fóssil; relação muito favorável entre peso e resistência; alta resistência térmica junto à uma inércia térmica muito apreciável; disponibilidade de uma vasta tabela de densidades e resistências características;grande número de espécies e tipos de madeira, com cores e texturas características e bem diferenciadas; disponibilidade de colas e tipos de uniões de alta qualidade e múltiplas aplicações; ampla oferta de produtos semielaborados em madeira maciça e produtos derivados com usos múltiplos; robustez e elegância, qualidades termoacústicas e o nobre envelhecimento do material orgânico.
No uso de vidrotambém se justifica como ótimo material em edificações por diversos motivos, tais como, a transparência e permeabilidade a luz; a dureza, resistência e durabilidade deste material; não absorvência de sons e fluidos; ótimo isolante, baixa condutividade térmica e difícil corrosão, assim como diversificação na escolha das cores, espessuras e funções para o vidro.
Inovação na construção em madeira na...
tracking img