Casa ecologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Casa Sustentável
Por: Arquiteta Elisete Martins Miranda
COPYRIGHT © 2009
All Rights Reserved

Definição e histórico:

A construção civil é uma atividade humana que impacta o meio ambiente, por isso uma construção não pode ser chamada de ecológica. Os arquitetos e engenheiros propõem um modelo de casa chamada “casa sustentável”.
A primeira vez em que se discutiu sobre sustentabilidadefoi em 1968. Um grupo chamado Clube Romano o qual questionava o modelo econômico dos países industrializados.
Em 1972, o mesmo grupo publicou um documento combatendo o crescimento desorganizado devendo associar proteção da natureza ao crescimento econômico. No mesmo ano durante a reunião das nações unidas, fez-se a 1º reunião sobre o homem e o meio ambiente. A 1º ministra da Noruega, SenhoraBruolthand, criou um texto intitulado  “Our Common Future” . Este texto foi discutido em 1987 na 42º reunião das Nações Unidas no qual foi introduzido o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Em 1992, no Brasil, houve a Eco 92, no Rio de Janeiro onde chefes de estado comprometeram-se com o desenvolvimento sustentável. Criou-se então a “Agenda 21”, um programa para o Séc  XXI que aconselha umaaproximação integrada e criativa na condução do desenvolvimento sustentável.
Há uma grande necessidade de se construir casas com modelos sustentáveis (com menos impacto ao meio ambiente),  pois a construção civil gera o consumo de 15% a 50% dos recursos naturais extraídos da natureza, libera 50% dos gases causadores do efeito estufa e é responsável por 30% do aquecimento global.
Podemos definir omodelo de casa sustentável em 5 ações:

Sobre Extração e Industrialização:

Os materiais extraídos da natureza, deverão sempre vir de lugares certificados e legalizados. Lugares que possuam EIA/ RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental). Isto significa que esta extração é controlada e causará menor impacto a natureza e será recuperada durante e após a extração.
Previstoem 1987, pela a resolução do COMANA, modificado em 18 de abril de 1996, o artigo 2º, estabelece que quando uma área for manejada, o custo do ressarcimento da mesma não poderá ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento.
A madeira deverá ser de reflorestamento, também com certificação. Infelizmente ela é pouco empregada, pois atualmente o custo da madeira é15% maior do que a madeira extraída de modos convencionais. Este problema deverá se solucionar quando empregarmos o uso da madeira de reflorestamento em larga escala.

Sobre Projeto

 O projeto deverá sempre visar a integração Homem/Ambiente. Já previstos nos anos 60 pelos Irmãos Olgyay e posteriormente pelo o arquiteto holandês Lohan Van Legen.

Devemos optar sempre pela a arquiteturabioclimática que deverá visar o conforto ambiental, observando a posição do sol e o clima existente. Pela nossa latitude, devemos ter o Norte como referencia. Ex: Deveremos sempre voltar as janelas dos quartos para o leste, colocando janelas adequadas. Devido ao nosso clima, tropical úmido, devemos priorizar janelas sempre maiores, para maior insolação e ventilação, pensando também na isolação térmica,colocando sempre materiais que transmitam menos calor para o interior da casa. Estes procedimentos reduzirão o uso do ar condicionado. O plano urbanístico da cidade deverá priorizar o distanciamento das construções vizinhas garantindo assim melhor ventilação.

O projeto deverá sempre ser bem detalhado com o uso dos projetos complementares (estrutura, hidráulica, elétrica e outros) possuindo omaior número de informações, definindo o melhor uso do material e do tempo de mão de obra.
Deverá respeitar a topografia priorizando o perfil natural do terreno evitando a descaracterização do mesmo e o deslocamento de terra, respeitando a vegetação existente para não modificar a sua característica. Prever áreas permeáveis (jardins) colaborando para que não haja enchentes nas cidades.
Deverá...
tracking img