Casa dos repuxos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho de pesquisa será sobre a Casa dos Repuxos, em Conímbriga onde serão retratados os seguintes pontos:
a) Quando e onde foi construída;
b) Descrição dos diversos espaços da casa;
c) A evolução da Casa dos Repuxos;
d) Quando e como foi descoberta a Casa dos Repuxos (Os trabalhos que foram efectuados ao longo dos tempos, desde a sua descoberta).

A escolha deste temadeve-se ao facto de me ter despertado um grande interesse desde a visita de estudo, pois é um elemento de extrema importância da arquitectura doméstica romana, pois revela uma excelente relação entre a arquitectura e a decoração, assim como o estado de conservação dos mosaicos.

A Casa dos Repuxos e a sua evolução

a) Quando e onde foi construída
A Casa dos Repuxos situa-se logo a Norte davia romana de acesso á porta principal da muralha, nomeada de Porta do Sol, a nível um pouco inferior ao da via.
A nível de cronologia houve algumas contradições. Vergílio Correia, quem a escavou, considerava-a posterior á existência da estrada. A irregularidade da planta e a compartimentação ao longo da fachada sul mostram, que, pelo menos na sua ultima forma, o edifício se ajustou ao limite daestrada. Muitos outros investigadores deram palpites.

Hoje em dia a sua construção é datada de inícios do século I. Na primeira metade do século II, foi alvo de grandes remodelações, tendo sido abandonada e demolida em finais do século III ou inícios do século IV devido ao levantamento da muralha.

b) Descrição dos diversos espaços da casa

A entrada da casa era feita através de umapraceta, ornamentada por um arco decorativo, e abria-se numa exedra, através da qual se acedia ao grande vestíbulo, aberto então para o peristilo central, por três vãos, ladeados por outras divisões.
É no peristilo que se concentra a maior quantidade de painéis figurados de mosaico.

O peristilo central era a peça essencial da casa. Este era decorado por caixotões ajardinados construídos noimplúvio e eram bordados de mosaicos e repuxos.

Os principais compartimentos da casa que para aqui davam, era a Exedra Sul (decorada por um mosaico que representava temas marinhos e dionisíacos) e o Triclínio a Oeste, que por sua vez permitia ver o jardim através das janelas para ele abertas.
A norte, deste último, descobria-se um conjunto de compartimentos, que podem ter feito parte da zonaprivada do dono da casa. Os mosaicos neste local eram de uma qualidade e temática impressionante, tendo um acesso directo ao jardim.
É conhecido ainda outro peristilo secundário, apesar da parte norte ainda não estar completamente escavada.

Quatro compartimentos á volta de um pequeno peristilo com ninfeu, na parte sul do centro da área residencial da casa, acediam-se por um corredor desde ocanto sudoeste do peristilo central.
Três destes compartimentos podem ter sido cubículos; o maior era decorado com o mosaico da caçada, que pode ter sido uma cenatio (sala de banquetes); aqui encontrava-se também o mosaico de Sileno.
No sudoeste da casa, ficava a zona de serviços: A cozinha era perto do acesso independente ao exterior, tinha ainda uma despensa com passagem directa ao triclínio, epara finalizar, nesta zona havia ainda os alojamentos dos criados e zonas de apoio em volta do jardim.

A casa dos repuxos é portanto um grande edifício residencial romano, que se estendia por dois andares, aproveitando o declive natural da zona onde foi implantada.

Permitia-lhe assim desenvolver duas fachadas independentes, quase totalmente aproveitadas para alojar pequenas lojas eoficinas.
O piso inferior foi entulhado, assim no piso superior instalou-se a grande residência cujos restos são hoje visíveis.

c) A evolução da Casa dos Repuxos

Planta Anterior

O primeiro edifício existente no sítio onde se situa a Casa dos Repuxos, era organizado em dois níveis distintos. Um para a Via, a Sul, e outro eixo viário a Norte.
No nível superior, a peça fundamental do plano...
tracking img